Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Cai o número de inadimplentes em Sorocaba de janeiro a maio

Arquivo
Postado em: 18/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Os consumidores estão conseguindo manter suas contas em dia, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, segundo os números do banco de dados da Associação Comercial de Sorocaba, administrado pela Boa Vista SCPC.

Os cinco primeiros meses de 2020 registraram queda na inadimplência. O número de CPFs negativados, ou seja, a quantidade de pessoas com o famoso "nome sujo" na cidade passou de 69.179, em janeiro deste ano, para 60.824 no mês passado, redução de 12%. Em 12 meses, a queda é de 16%.

Em janeiro, a quantidade de dívidas registradas era de 110.981 que caiu para 95.892 em maio, significativos 13,5%. Se for comparado junho de 2019 até o mês passado, a queda é ainda mais expressiva, 25%. Esses dados podem ser explicados da seguinte forma: uma pessoa pode se tornar inadimplente em diversos lugares, com diferentes compras, ou seja, um CPF pode conter mais de uma dívida em atraso.

Em relação ao valor total dos débitos, em um ano, houve um declínio de 32%, de R$ 74 milhões para R$ 50 milhões.

Para a economista da Associação Comercial de Sorocaba, Carla Giuliani, em parceria com a Esamc Jr., estes números são ao mesmo tempo positivos e negativos. "Otimistas porque indicam o cuidado que as pessoas estão passando a ter em relação ao consumo e suas consequências, uma boa parte conseguindo quitar suas dívidas. Pessimistas porque demonstram a queda na atividade econômica por conta do Coronavírus e consequente diminuição nas compras a prazo, o que pode nos levar a uma crise financeira ainda mais grave", avalia.

Base de dados

Os números divulgados pela Associação Comercial de Sorocaba encontram respaldo no banco de dados da própria entidade, administrado pela Boa Vista SCPC. O relatório mede a inadimplência de três maneiras: CPFs negativados, quantidade de registros e valor total da dívida.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Educação de Sorocaba disponibiliza cadastro para professores eventuais na rede municipal

Prefeitura orienta sobre as visitações aos cemitérios no dia de Finados

Hélio Brasileiro recebe ameaça de bomba: “Não vou me intimidar”

Com 173 casos confirmados, prefeitura fala em ‘possível’ epidemia de dengue

Jaqueline endurece regras de fechamento e prorroga quarentena até 14 de julho

Professor é assaltado durante aula online em SP e alunos assistem ao vivo