Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Backer irá produzir álcool para ser usado contra coronavírus com cerveja parada em tanques

Foto: divulgação/Backer
Postado em: 29/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Fernanda Canofre, FOLHAPRESS


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a Cervejaria Backer, de Belo Horizonte, a utilizar a cerveja que está parada em tanques há 90 dias para produção de álcool 70%.


A cerveja parada pode render 28 mil litros de álcool, que devem ser doados ao sistema público de saúde para combate ao novo coronavírus, segundo a empresa.


Ao todo, 472 mil litros de cerveja ficaram retidos nos tanques desde a interdição do local em janeiro, para apurar a contaminação por mono e dietilenoglicol na bebida produzida na fábrica.


O inquérito policial, que completou três meses no início de abril, aponta 42 vítimas; nove delas teriam morrido em decorrência da intoxicação. A polícia segue investigando como se deu a contaminação das bebidas, mas não há prazo para conclusão.


A fábrica da cerveja, que fica no bairro Olhos DÁgua, segue interditada até que seja possível afirmar que não há riscos na retomada da produção no local, diz o Mapa. A apuração administrativa do caso também segue.


Dos 70 tanques da cervejaria, quatro não foram liberados -um deles por seguir sendo objeto de investigação, outros três por estarem armazenando o líquido que estava no primeiro.


O pedido para liberação dos tanques em que não foi constatada presença de mono ou dietilenoglicol foi encaminhado pela própria Backer. Para que a empresa retome a produção, é preciso certificação do ministério, sem previsão para ocorrer.


Os bens da empresa foram bloqueados pela Justiça para garantir a reparação a pessoas atingidas pela contaminação e que precisam de tratamento médico e auxílio psicológico.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo diz que Renda Cidadã não vai furar teto de gastos

Sorocaba soma 11 óbitos confirmados com a Covid-19

PM e GCM acabam com festa ilegal em chácara e cancelam baile funk clandestino

Doria confirma mudanças no Plano São Paulo; Sorocaba pode ir para fase amarela no dia 10

Credibilidade de vacinas é menor entre homens e jovens, diz pesquisa

Média de mortes por covid-19 no Brasil cai 10,35% em uma semana