Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Audiência Pública discutirá situação da Feira da Barganha na segunda-feira (18)

Postado em: 14/02/2019

Compartilhe esta notícia:

O vereador Rodrigo Manga (DEM) realizará uma audiência pública na Câmara Municipal, às 9h de segunda-feira (18), para discutir a situação da Feira da Barganha.

A Prefeitura de Sorocaba tem divulgado que pretende revitalizar a feira, tanto é que um projeto com essa finalidade tramita no Legislativo. Porém, há dúvidas quanto à iniciativa e o objetivo, por meio desse evento, é que a Administração Pública detalhe essa proposta e que ela seja discutida com os barganheiros, representantes da sociedade organizada e a população em geral.

Entre as autoridades convidadas estão secretários municipais, os comandos da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, além da direção da Associação de Barganheiros de Sorocaba.

Manga tem acompanhado de perto os desdobramentos quanto ao futuro da feira e intercedido em prol dos barganheiros. “Há informações de que a Prefeitura tem planos para desapropriar e revitalizar a área da Feira da Barganha, levando-a de volta ao bairro de Pinheiros. Mas há muitas incertezas e nada melhor do que explicar e debater todos os pontos, antes de ser votado na Câmara algum projeto sobre esse assunto”, destaca.

Outra questão é a regularização de barganheiros que atuam no lado externo da área da feira, ao longo da avenida do Horto. O vereador tem feito reuniões entre os barganheiros e as autoridades, para estudar uma proposta de ordenar e legalizar o comércio nesse ponto, a fim de que os ambulantes não sejam prejudicados com a apreensão de suas mercadorias, bem como a criminalidade seja coibida.

“Defendo uma melhora nas condições de estrutura da feira e ordenar, legalmente, a situação dos barganheiros. A feira é mais do que uma alternativa de geração de renda, pois se tornou parte da cultura de Sorocaba. Só queremos assegurar o ganha-pão para muitas famílias, ainda mais num momento de crise financeira”, complementa Manga.

A feira

Em 2018, a Feira da Barganha completou 40 anos de vida. Já teve muitos endereços e, desde 2002, ocorre em área no Horto Florestal, na Zona Norte, atraindo cerca de 10 mil pessoas todos os domingos pela manhã.

Ali, pode ser encontrada uma variedade de mercadorias e produtos, inclusive, peças com valor histórico e cultural que remontam ao passado distante de Sorocaba. Hoje, essa feira de rolo, escambos e barganhas em geral conta com 322 negociadores cadastrados e organizados pela Associação dos Barganheiros de Sorocaba.

A feira deixou de ser um simples evento comercial e passou também a ser ponto de encontro e lazer para muitas famílias de Sorocaba e região. Aliás, a barganha é uma atividade antiga na região, que remonta à época dos tropeiros, momento importante na história, quando Sorocaba abrigou as Feiras de Muares.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lava Jato mira ex-executivos da Odebrecht suspeitos de pagar propina a petistas

Defesa vai pedir exame de sanidade mental de agressor de Jair Bolsonaro

Parecer da OAB mostra que garantidoras cobram juros abusivos no Carandá e Altos do Ipanema

Rejeitado projeto do Executivo sobre o plano de carreira do funcionalismo público

Polícia Civil apresenta criminosos que balearam e mataram dois comerciantes

Pela 2ª vez na semana, criminosos invadem shopping e assaltam loja