Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Araçoiaba da Serra é classificada como Município de Interesse Turístico

Postado em: 06/02/2019

Compartilhe esta notícia:

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo votou, durante a tarde desta terça-feira (5), o Projeto de Lei que classifica Araçoiaba da Serra como Município de Interesse Turístico- MIT.

O projeto de lei que cria os novos MITs será analisado pelo governador, e com a lei sancionada, o Governo do Estado de São Paulo concederá à Araçoiaba da Serra, o título de Município de Interesse Turístico- MIT.

Com o reconhecimento estadual, investimentos em torno de R$ 600 mil reais ao ano serão destinados para investimentos na infraestrutura turística, promovendo o fortalecimento, ampliação e fomento das atividades econômicas do município e desenvolvimento da região.

O processo para a certificação começou no segundo semestre de 2017, com apoio do então deputado estadual João Caramez, quando a Prefeitura por meio do Departamento de Turismo protocolou junto a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o Plano Diretor de Turismo. Encaminhando o projeto de lei também à Secretaria de Turismo do Governo do Estado, passando por avaliação técnica onde cumpriu todos os requisitos exigidos de acordo com a Lei Complementar Estadual nº 1261/2015.

No dia 21 de junho de 2018 o Projeto de Lei nº838/2017 foi aprovado pelo DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo, retornando para a Assembléia Legislativa, onde passou por aprovação das Comissões.

Ações de Turismo

No início de 2017 a Prefeitura por meio da Diretoria de Turismo e acompanhamento do Conselho de Turismo de Araçoiaba da Serra, retomou os levantamentos para elaboração do Plano Diretor de Turismo, que reúne dados primários e secundários que direcionam o projeto, composto por três fases de elaboração. A primeira fase denominada inventário turístico, a segunda, estudos de demandas reais e potenciais e a terceira fase que consiste em diagnóstico, prognóstico, diretrizes, programas e projetos.

Foram realizados ainda estudos e pesquisas para a identificação de um perfil turístico para o município. Os dados coletados avaliam as demandas que os turistas encontram e como são recebidos atualmente na cidade. Em paralelo a isso o Departamento de Estudos e Projetos em Turismo tem se movimentado para fomentar o turismo municipal e regional, participando, por exemplo, pelo 4º ano consecutivo, do Salão São Paulo de Turismo, das Feiras Internacionais de Turismo, de eventos e encontros regionais.

Com isso Araçoiaba da Serra tem a oportunidade de apresentar nos eventos, os seus potenciais turísticos, culturais, artesanais e históricos para a finalidade de divulgação e promoção da cidade para o turismo receptivo. Para o ano de 2019, com o título de MIT sancionado pelo Governo do Estado, o Turismo do Município aplicará os recursos para melhorias de infraestruturas turísticas, além, do desenvolvimento das atividades turísticas que fomentam o desenvolvimento econômico e promovem a cidade.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moradores fazem protesto após morte de jovem no Vitória Régia; carro da TV Record foi apedrejado

Polícia apreende menor suspeito de organizar massacre em Suzano

Parques de Sorocaba estarão fechados ao público a partir desta terça-feira devido à pandemia de Coronavírus

Justiça mantém prisão de filho biológico da deputada Flordelis

Tribunal de Justiça suspende restrição de acesso de turistas ao litoral de SP

Denúncias de falta de medicamentos fazem vereadora questionar Prefeitura