Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Alunos do IFSP recebem 41 computadores doados pelo FSS e Projeto Metareciclagem

Agência Sorocaba
Postado em: 28/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Acontece nesta quarta-feira (29), às 15h30, na sede do Projeto Metareciclagem, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), a entrega simbólica de 41 conjuntos de informática para alunos do campus Sorocaba do Instituto Federal de São Paulo. A entrega será feita pelo Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS). Serão beneficiados estudantes identificados num levantamento socioeconômico realizado pelo IFSP e que, por falta de equipamentos, vinham enfrentando dificuldades para acompanhar as aulas online oferecidas neste período de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. Os conjuntos a serem disponibilizados diretamente aos alunos são compostos por CPU, monitor, teclado e mouse e são oriundos de equipamentos recebidos também em doação pelo Projeto Metareciclagem, instalado na Avenida Nove de Julho, 1.066, no Jardim Zulmira.

A formalização do pedido, com a identificação dos estudantes que serão atendidos, já foi feita junto ao Fundo Social,  responsável pelo recebimento das solicitações das doações. Há alguns dias uma força-tarefa comandada pelo coordenador de TI do IFSP, Flávio Gusmão, e composta por Guilherme Vitor Siqueira e Fabrício Santucci, esteve na sede do Projeto Metareciclagem fazendo uma revisão geral nos equipamentos que serão disponibilizados aos alunos e ajudando a montar os kits.

“Essa ação conjunta será de grande valia para os nossos alunos, pois muitos estavam enfrentando dificuldades para conseguir acompanhar as aulas on-line, muitas vezes por conta da falta de equipamento mesmo”, revela o professor Denilson de Camargo Mirim, diretor-geral do IFSP/Sorocaba. Segundo ele, uma pesquisa interna revelou a existência de demandas pontuais. “Temos alunos que precisam do equipamento. Outros precisam de sinal de internet e há os que precisam do equipamento e da internet”, frisa Denilson. O IFSP chegou a publicar um edital de chamamento, solicitando a doação de equipamentos para os estudantes.

“Estamos fazendo um esforço para compor esses conjuntos para os alunos do IFSP e esperamos conseguir mais doações para tentar atender ao maior número possível de estudantes”, destaca o titular da Sedettur, Fernando Oliveira. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, essa parceria do Projeto Metareciclagem com o IFSP neste momento de pandemia é muito importante e necessária. “Sabemos que as instituições estão podendo oferecer aulas apenas de forma remota e esse acesso só é possível com equipamentos que nem sempre são acessíveis a todos. Então, esse caráter social do Metareciclagem torna-se ainda mais importante”, aponta Fernando Oliveira.

Doações

A sede do Projeto Metareciclagem – no Jardim Zulmira, é um tradicional posto de captação de equipamentos eletroeletrônicos e de informática que estejam em desuso e que são encaminhados ou para doação, por meio do Fundo Social de Solidariedade, ou para reciclagem.

O local funciona, para entregas de equipamentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Avenida Nove de Julho, 1.066, no Jardim Zulmira. O telefone de contato é o 3417.3825 – email: meta.recicla@gmail.com.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba registra menos de 45% de isolamento social nos últimos 10 dias úteis

Jaqueline escolhe engenheiro agrônomo para chefiar Secretaria de Mobilidade

Toffoli derruba liminar que obrigava Defesa a excluir nota a favor do golpe de 1964

Câmara Municipal de Sorocaba realiza testes de Covid-19 com funcionários e vereadores

Gabaritos do Enade 2018 já estão disponíveis no site do Inep

Prefeitura adota medidas de segurança para reduzir ocorrências em escolas municipais