Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Alunos apresentam a nova aeronave que disputará a 20ª Competição Sae Brasil AeroDesign

Postado em: 02/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Na quarta-feira (31), 14 alunos dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica e de Produção da Facens, apresentaram no auditório da faculdade seus novos aviões de competição, os Falcon III Anúbis. Os protótipos estão da 20ª edição da Sae Brasil AeroDesign, que acontece até 4 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos-SP.
“Nosso projeto está muito competitivo. Utilizamos materiais mais leves, como madeira balsa, fibra de carbono e honeycomb com núcleo de aramida, que são mais leves e resistentes. Através de fundamentos da engenharia, conseguimos juntar esses materiais de maneira que a estrutura do avião suportasse todos os limites de carga da disputa sem deformações permanentes. Estamos felizes com o resultado, pois não somos estudantes de engenharia aeronáutica e mesmo assim nos desafiamos a participar de uma competição tão específica. Isso é um estimulo e nos deixa muito confiantes de que conquistaremos uma posição histórica para a faculdade, ficando entre os 15 melhores do país”, diz Delvined Rocha de Souza, capitão da equipe Falcons da Facens. Segundo ele, o Falcon III Anúbis se destaca por conseguir solucionar aspectos técnicos conflitantes do mercado aeronáutico, como ter uma estrutura leve e ao mesmo tempo resistente. A aeronave pesa apenas 2,7kg, possui 2.6m de envergadura de asa e capacidade de aguentar até 13,3kg de carga em voos feitos em condições adversas em pista curta (com 60m).
A competição Sae AeroDesign é realizada pela Sae Internacional, nos Estados Unidos, desde 1986. A partir de 1999, passou a constar também do calendário de programas estudantis da Sae Brasil, e hoje é um dos eventos considerados mais importantes do setor, desafiando os participantes a buscarem soluções para a indústria aeronáutica como, por exemplo, redução de peso através de otimização estrutural. A prova tem três categorias: regular, aberta e micro, cada uma com suas especificações e critérios. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho. Este ano, a 20ª edição da Sae Brasil AeroDesign conta com mais de 60 universidades de todo o Brasil e da América Latina.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Laudo aponta que menino de 5 anos morto pela irmã foi torturado ainda vivo

Prefeitura gasta R$ 13 mil e expõe ‘obras de arte’ grafitadas em caminhões de lixo

Briga por causa de garrafa de whisky termina em assassinato em Sorocaba

Sindicato dos Servidores Municipais aponta contradições na terceirização da educação

Procon Sorocaba alerta sobre golpe do falso fiscal

Homem é preso por violência doméstica, porte ilegal de arma de fogo e desacato