Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Aglomeração em ônibus tem preocupado passageiros de Sorocaba

Foto: reprodução
Postado em: 30/06/2020

Compartilhe esta notícia:

 

Uma foto recebida por um ouvinte do Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, mostra um ônibus de transporte urbano de Sorocaba aglomerado de passageiros. O registro foi feito no início desta manhã de terça-feira (30), por volta das 6h15. 

 

Pela imagem, é possível ver os passageiros próximos uns dos outros e em pé, o que sinaliza a lotação do veículo. Atualmente, 50% da frota de transporte público circula por Sorocaba.

 

O ouvinte, que não se identificou, relatou que a foto foi registrada dentro do ônibus que faz a Linha 68 - Sol Nascente. "Ônibus com lotação, aglomeração de pessoas, números de carros limitados. Usuários esbarram entre si", disse ele na mensagem encaminhada ao Jornal da Manhã.

 

Lado da Urbes

 

Conforme posicionamento da Urbes, "O transporte coletivo de Sorocaba passa pelas mesmas dificuldades de outras cidades por conta da pandemia. E não pode rodar em sua totalidade da frota para não incentivar as pessoas a saírem de casa. 

 

Há sim, linhas que nos horários de pico apresentam mais demanda de passageiros e sempre que isso acontece, a Urbes, como empresa fiscalizadora do serviço prestado,  exige que as empresas operadoras reforcem o atendimento nessas linhas. 

 

A Urbes ressalta que reforçou a higienização e limpeza dos espaços públicos dos terminais, aumentando também a frequência dessa limpeza, e disponibilizando álcool gel em locais de maior circulação de passageiros, sabão e papel-toalha nos banheiros, a fim de que as pessoas sempre higienizem suas mãos. Os ônibus são higienizados também com maior frequência, não somente na madrugada, mas também ao longo do dia. 

 

Quanto a frota de 50% em circulação, trata-se de um percentual estipulado de funcionamento do sistema neste momento de pandemia, a fim de atender os serviços essenciais. Em horários de pico a demanda de passageiros é de 25% do que era em dias normais, antes da COVID-19. Infelizmente muita gente ainda insiste em sair de casa mesmo sem estar trabalhando em serviços essenciais. Idosos, por exemplo, podem ser vistos em circulação a qualquer hora do dia. 

 

Rodar com 100% da frota, além de ser uma medida de incentivo de desrespeito ao isolamento, só vê um lado da moeda: manter o emprego dos motoristas em detrimento à saúde física da população e à saúde financeira da Prefeitura. 

 

Tudo isso deve ser analisado antes de exigir mais ônibus rodando, como bem observou o apresentador do programa".

 

O Sindicato dos Rodoviários alegou que pediu o retorno de 100% da frota e a adoção de regras mais rígidas, como transportar só passageiros sentados. "Porém, a Prefeitura não aumentou da frota em circulação".

 

Local de alto risco de contaminação

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (29) pela Universidade Federal de Minas Gerais categorizou o transporte público como local de alto risco de contaminação do novo coronavírus, ao lado de hospitais. “Para se avaliar o risco de um determinado local, levamos em consideração três elementos: o número de pessoas que podem portar a infecção, o nível de aglomeração esperado nos ambientes e a chance de haver pessoas com a infecção no local”, explicou o infectologista e professor de medicina da UFMG, Matheus Westin.

 

Situação recorrente

A aglomeração em ônibus de Sorocaba já havia sido repercutida no Ipa Online anteriormente. Em 9 de abril, o portal divulgou uma foto que mostra lotação de passageiros em um ônibus da linha Carandá. À época, revoltadas, pessoas que estavam dentro do transporte público registraram imagens do veículo aglomerado. "Todos os dias é assim", lamentou uma denunciante. Neste mês, circulava 40% da frota e o comércio estava fechado, com funcionamento apenas de serviços essenciais, como o de saúde.

0ba578b26a8e8da7967f2699f18a1662

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba registra 103 novos casos e 4 mortes pela Covid-19 em 24h

Homem é preso após arrastar namorada de carro por 50 metros

Resultado das matrículas para escolas da rede estadual já pode ser consultado

Mortes pela Covid-19 chegam a 71 em Sorocaba

Sorocaba eleva a 6 o número de deputados ao reeleger 4 de 5 e inovar com 2

Adolescente de 16 anos rouba moto, foge da PM, causa acidente e é detido