Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Abandono dos “Sabe Tudo” desrespeita lei de 2007 e vereador questiona Crespo

Postado em: 10/03/2019

Compartilhe esta notícia:

O vereador Hudson Pessini (MDB) protocolou requerimento questionando a Prefeitura sobre a falta de segurança no entorno das escolas municipais que possuem unidades do “Sabe Tudo” e também o cumprimento da lei municipal 9.166/2007, que determina as ações de atenção especial com estes equipamentos de educação. O  parlamentar solicitou informações sobre o cronograma de ações previsto na região e informou que a resposta do Executivo ao requerimento será subsídio para ingresso em ação de responsabilidade contra o prefeito José Crespo.

De acordo com o vereador, denúncias de pais de alunos e funcionários e diversas matérias jornalísticas afirma que nos últimos meses houve um aumento no registro das ocorrências de depredação, violência e uso de entorpecentes nos prédios abandonados onde funcionavam os “Sabe Tudo”.

No requerimento, o parlamentar destaca que no município existe uma lei que estabelece como área escolar de segurança um raio de 100 metros no entorno de escolas e determina essas áreas como prioritárias para intensificar os serviços de fiscalização, prover iluminação pública adequada, manutenção e adoção de meios necessários para coibir situação degradante que se encontram os prédios dos antigos “Sabe Tudo”.

O vereador também cita que no Decreto-Lei 201, de 27 de fevereiro de 1967, que responsabiliza prefeitos e vereadores, consta como prática de crime de responsabilidade por parte do prefeito o não cumprimento de execução da lei ou ordem judicial sem justo motivo ou impossibilidade. “Esta previsão é fundamental, pois acaba constituindo num importante mecanismo de controle do sistema de freios e contrapesos, evitando com que o chefe do executivo municipal, a bel-prazer ignore leis vigentes, ou descumpra comandos judiciais sem justo motivo, frustrando o trabalho dos outros poderes constituídos”, afirma Hudson Pessini.

Por este motivo, o vereador pede à Prefeitura intervenção imediata nos antigos prédios do “Sabe Tudo” situados anexos às unidades escolares, no sentido de prover melhor iluminação, policiamento, limpeza e cuidados necessários que garantam a segurança minimamente nos termos previsto na lei municipal. Caso acatada a solicitação, o parlamentar solicita informações sobre o cronograma de ações previsto na região e que a resposta do Executivo ao requerimento será subsídio para ingresso em ação de responsabilidade.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia fecha depósito utilizado para adulteração de milhares de litros de combustíveis

Motorista derruba 11 postes ao desviar de cachorro no interior de SP

Esfaqueamento próximo a Tóquio deixa mais de uma dezena de feridos

Governo Doria anuncia concurso para contratar policiais civis

Maia diz que fim de benefício fiscal pode viabilizar corte na tributação de salários

Dois cruzamentos da avenida Itavuvu são liberados em obra do BRT