Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

À Jovem Pan, Doria reforça que feriado "não é momento de lazer": "Hora das pessoas ficarem em casa"; veja vídeo

Jovem Pan News
Postado em: 20/05/2020

Compartilhe esta notícia:

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, afirmou que a operação dos bancos e da Bolsa de Valores durante o feriado prolongado não deve prejudicar o aumento do índice de isolamento que é esperado pela paralisação.

A cidade de São Paulo e 37 municípios da Região Metropolitana adiantaram os feriados de Corpus Christi e Consciência Negra para esta semana. Se a Alesp aprovar na manhã da quinta-feira (20), o dia 25 também deve parar pela antecipação do 9 de julho.

“Esse feriado não é para passear, festejar. Não é lazer. As pessoas devem sair, evitar contato, fazer viagens. Quanto mais as pessoas se expuserem, maior o risco de infecção. E quanto maior a infecção, maior o risco de óbito. É hora das pessoas ficarem em casa.”

Em entrevista ao Jornal da Manhã, Doria disse que a situação da covid-19 no Estado está “sob controle, mas crescendo”. “É a pior fase do coronavírus. Até dia 31 de maio será a fase mais difícil, dura e trágica. Isso em nível não apenas de São Paulo, mas Brasil. O número de mortes tende a crescer.”

De acordo com João Doria, os serviços essenciais como farmácias e mercados devem funcionar normalmente. As outras atividades, como casas de construção e pet shop, foram orientadas a não abrirem às portas.

Já os bancos, com exceção da Caixa, vão funcionar com horário reduzido: das 10h às 14h. As agências da CEF funcionarão normalmente por conta do pagamento do auxílio emergencial.

Bloqueio total

João Doria ressaltou que o Estado está evitando a decretação do bloqueio total, também chamado de lockdown, por ser considerada uma circunstância extrema. “Estamos fazendo esse feriado para evitar isso.”

Nas últimas semanas, foram dados como pré-requisitos pelo próprio governo, para adoção de medidas mais rígidas, a taxa de isolamento abaixo de 55%, o índice de ocupação dos leitos de UTI acima de 90% e taxa de transmissão acima de um — ou seja, quando cada infectado transmite o vírus para pelo menos uma outra pessoa.

Na segunda-feira (18), a taxa de isolamento do Estado ficou em 49% e na capital paulista em 50%. Quanto aos leitos de UTI, a ocupação é de 88% na grande São Paulo.

“Temos 479 cidades, de 645, que já tiveram casos do novo coronavírus. Ou seja, 74% do estado já sofreu as consequências da covid-19”, disse o governador.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura realiza audiência pública sobre orçamento na quarta-feira

Lula e Ciro se encontram e ensaiam reaproximação, mas sem tratar da eleição de 2022

Vídeo de reunião deve abrir novas frentes de investigação contra Bolsonaro e ministros

Petrobras faz novo corte no preço da gasolina, mas estoque alto atrasa chegada aos postos

Consumir bebida alcoólica em doses controladas pode proteger coração

Jovem assassinada na porta de casa foi morta pelo namorado, diz polícia