Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

333 animais foram castrados e ganharam microchip em mutirão na região do Quintais do Imperador

Agência Sorocaba
Postado em: 05/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Dezenas de sorocabanos levaram nesta segunda e terça-feira (3 e 4) seus cães e gatos para o Mutirão de Castração da Prefeitura de Sorocaba. Em unidades móveis devidamente equipadas, que permaneceram estacionadas no Supermercado Seriema, 333 animais fizeram a cirurgia e ainda ganharam um microchip de identificação. A ação contemplou os bichos de estimação de moradores dos bairros Quintais do Imperador, Jardim Tropical, Jardim Montreal e Jardim Santa Bárbara.

Promovida pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), a iniciativa visa reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem mais de 200 mil cães e gatos.

A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema enfatiza a importância de quem se inscrever para levar seu animal de estimação no mutirão compareça no dia e horário agendado para a cirurgia. Nesta etapa, 431 animais estavam agendados e quase 100 não compareceram. Além de perder a chance de castrar gratuitamente o seu bicho de estimação, ainda tira a oportunidade de outro cão ou gato ser beneficiado.

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo de SP determina luto no Estado por vítimas do coronavírus

Votorantim investiga a terceira morte por suspeita do novo coronavírus

Pergunta ao autor, só passei, diz Bolsonaro após endossar texto sobre país ingovernável

Brasil bate recorde de novas mortes e total de óbitos passa de 30 mil

Unimed Sorocaba funda seu próprio instituto de responsabilidade social

Após jovem ser estuprada e ter casa roubada na ZN, Polícia Militar diz que reforçará patrulhamento