Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

22 de setembro é o Dia Mundial sem Carro

Agência Sorocaba
Postado em: 21/09/2020

Compartilhe esta notícia:

Neste 22 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial sem Carro, é momento de reflexão: quantas vezes você anda sem companhia num carro pensado levar muito mais gente? E já pensou em quantas pessoas estão fazendo isso também, enchendo as ruas de veículos; além da poluição que isso causa?

O objetivo principal do Dia Mundial sem Carro é propor às pessoas experimentar, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade ressaltando as vantagens para além do trânsito e da cidade.

Há alguns anos, o especialista em logística Marcelo Yabiku, de 50 anos, troca a chave do carro pelo capacete. A rotina se repete de manhã, na ida para o trabalho, no retorno para casa ao final do expediente e na hora da pausa para o almoço. A dependência do carro foi reduzida por necessidade e tornou-se hábito. Yabiku é um exemplo de que mudar hábitos pode contribuir para com a qualidade de vida e com o meio ambiente.

A importância do caminhar

Somos todos pedestres. Mesmo quem passa várias horas do dia conduzindo veículos pelos mais variados motivos, em alguns desses momentos é pedestre. O ato de caminhar também pode ser um diferencial na mobilidade urbana. Quem caminha pode ver a cidade de outro ângulo e contemplar o cotidiano de outra forma.

Para quem opta por esse tipo de deslocamento, a dica é prestar atenção a todo o ambiente que o cerca, estar seguro de que foi visto por condutores antes de atravessar as vias; evitar fazer a travessia em curvas e esquinas e usar sempre a faixa de travessia. .

Pedestres não devem caminhar ou atravessar vias falando ao celular ou trocando mensagens de texto e devem observar se o semáforo está aberto para sua travessia em segurança.  Evitar sair de trás de árvores, postes, outros veículos, ou qualquer outro objeto que atrapalhe sua visualização por parte de motoristas, tomando cuidado ao passar por saídas de veículos ou garagens é fundamental

Já os condutores de veículos devem estar atentos e reduzir a velocidade em áreas de grande fluxo de pedestres. Respeitar as faixas de travessia para pedestres e, no caso de não haver semáforo, dar sempre a preferência a quem está a pé é o mais coerente e seguro.

Ser gentil e paciente é um dos comportamentos fundamentais do motorista consciente que pode ser demonstrado quando um pedestre idoso, ou pessoas deficientes atravessam vias. Em respeito ao pedestre, o motorista deve, ainda, sinalizar suas ações no trânsito usando sempre as setas.

Mais de 490 mil veículos

O número de carros e motos não para de crescer. Por mês são emplacados em Sorocaba mais de 1.400 veículos. Só em 2019, mais de 17 mil novos veículos foram inseridos às ruas da cidade e hoje a frota veicular sorocabana já ultrapassa 490 mil carros.

Se analisarmos o número de veículos e a quantidade de habitantes de Sorocaba, a proporção entre frota e população supera, inclusive, a da capital paulista e cidades de maior porte.

Por isso, o recado da Prefeitura de Sorocaba por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade (Semob) é: repense a sua relação com seu veículo. Faça deste dia 22 de setembro o primeiro passo para um novo olhar sobre a mobilidade urbana e o ambiente do planeta. Pense, reflita, experimente novas formas de se deslocar na cidade.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Stranger Things” amadurece conflitos e sinaliza estar preparada para encerrar ciclo

Dez melhores filmes que não ganharam o Oscar

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

Estratégia ‘combo’ do PSDB tem convite a Frota e Tabata com aval de Doria

Maria Lúcia Amary é eleita presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp

PF mira médicos e ex-secretários de saúde na região de Sorocaba em operação