Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

2 mil sorocabanos deixam de ter CPF negativado em junho; inadimplência se mantém em queda

Arquivo
Postado em: 22/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Pelo sexto mês consecutivo, os números do banco de dados da Associação Comercial de Sorocaba, administrado pela Boa Vista SCPC, que tem o objetivo de auxiliar as empresas na tomada de decisão na concessão de crédito, apresentou baixa em seus índices. A quantidade de registros passou de 95.892, no mês de maio, para 92.360 em junho (3,68%). A variação no último ano foi de 26%.

Para os economistas da entidade, em parceria com a Esamc Jr., a tendência de queda na inadimplência é uma boa notícia aos comerciantes. 

O valor total da dívida também retrocedeu de R$ 50 milhões para R$ 48 milhões, aproximadamente, mostrando uma diminuição de 3%. No ano, a queda é de expressivos 34%.

O número de CPFs, que corresponde ao total de pessoas com o famoso "nome sujo" em Sorocaba, baixou de 60 mil para 58 mil, o que corresponde a uma baixa de 3% nos últimos 30 dias e no primeiro semestre, queda de 15%.

"Pode parecer estranho o número de registros serem muito maior que o de CPFs, isso ocorre porque uma pessoa possui um CPF, mas, pode estar inadimplente em diversas instituições e/ou empresas", explica Carla Giuliani.

A economista também comenta que há o questionamento do que fazer financeiramente neste momento tão atípico que estamos vivendo. "A boa dica de sempre é gastar menos do que ganha, para não ter problemas de insolvência", finaliza.

Base de dados 

Os números divulgados pela Associação Comercial de Sorocaba encontram respaldo no banco de dados da própria entidade, administrado pela Boa Vista SCPC. O relatório mede a inadimplência de três maneiras: CPFs negativados, quantidade de registros e valor total da dívida.

Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio local, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento da cidade. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro sugere que Maia exigiu três ministérios

Senado deve votar isenção de ICMS para igrejas na próxima terça-feira

Polícia Militar flagra suspeito pilotando moto “dublê” em Sorocaba

Garagem de ônibus é atingida por incêndio em Sorocaba

Pesquisa indica que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente

Blitz na av. Dom Aguirre chamará atenção para a questão do atropelamento de animais silvestres