Urbes dará início à edição 2018 do “Party Brasil: Na Direção da Vida”

Foto: Agência Sorocaba

Nesta terça-feira (8), das 8h às 11h, a Urbes – Trânsito e Transportes dará início à edição 2018 do Projeto “Party Brasil: Na Direção da Vida”. A primeira turma a participar serão alunos do Ensino Médio da E.E. “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque”. O intuito é conscientizar os adolescentes sobre uma das maiores causas de acidentes de trânsito no Brasil: a ingestão de bebida alcóolica associada à direção de veículos. Eles vão ouvir palestras e depoimento de vítimas de acidente de trânsito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba, e ainda conhecer o Setor de Politraumas e a Enfermaria do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

O objetivo da Urbes é promover a conscientização dos jovens que estão prestes a obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quanto à importância da não ingestão de bebida alcoólica ao dirigir, proporcionando a eles informações suficientes para suas reflexões pessoais e busca por melhores hábitos de vida.

Os adolescentes vão ter a oportunidade de conferir palestras rápidas com especialistas da área de trânsito, de segurança pública, participar de uma visita guiada por profissionais de saúde ao salão de emergência, à unidade de terapia intensiva e à ala de internação de trauma do CHS e ainda conversar com vítimas de acidente de trânsito.

A ideia é convencer estes jovens, através de diversas estratégias, a se comportarem de maneira apropriada ao dirigir um veículo, com segurança, eficiência e comodidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão excessiva de álcool é a terceira causa de morte no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, 11% da população bebem abusivamente e 35% dos acidentes são consequências de embriaguez ao volante.

Após a capacitação desses jovens, existe o compromisso por parte da instituição em fazer com que os mesmos elaborem projetos e trabalhos dentro da própria escola para repassar o que aprenderam aos demais, de forma, que os mesmos atuem como agentes multiplicadores, seja com palestras, gincanas, teatro, exposição, entre outras.

A iniciativa conta com a parceria do CHS, PUC, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Centro de Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde, Concessionária CCR Viaoeste, Aviação Cometa, Mc Donald’s, entre outras instituições. Mais informações sobre o “Party Brasil” podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331.5000, ou ainda através do Fale Conosco da Urbes: www.urbes.com.br.