Marina Ruy Barbosa e empresa de papel higiênico pedem desculpas por campanha

Foto: reprodução

FOLHAPRESS

A atriz Marina Ruy Barbosa, a Santher – Fábrica de Papel Santa Therezinha S/A e a Neogama pediram desculpas nesta terça (24) pela campanha de um papel higiênico que, inicialmente, adotou como slogan o nome de um movimento negro, o “Black Is Beautiful”.

“Eu lamento muito, de verdade, e peço desculpas às pessoas que se sentiram afetadas. Estou bem triste por tudo isso e espero que entendam que jamais foi feito com a intenção de ofender”, disse Marina, que estrelou a ação de marketing do produto, em publicação feita no Instagram.

Quando a campanha começou a circular na segunda (23), a artista usou o Instagram para divulgar o produto, mas sem a hashtag alvo de polêmica, a “#BlackIsBeautiful”.

À reportagem, a Neogama, agência de publicidade responsável pela campanha, e a Santher, que distribuiu o pepel Personal, afirmaram que retiraram o slogan da campanha.

No mesmo comunicado, as empresas também pediram desculpas “por eventual associação da frase adotada ao movimento negro, tão respeitado e admirado por nós.”

O movimento

Criado na década de 1960 por artistas e intelectuais, o “Black Is Beautiful” surgiu nos EUA para enaltecer características físicas de negros.

“Pessoas morreram para que essa expressão fosse reverenciada até hoje. Pessoas continuam morrendo e essa expressão é mais importante e vital que nunca”, disse o escritor Anderson França, contrário a campanha, em publicação feita na rede social Facebook.

Pelo Twitter, internautas também criticaram a ideia. “No close errado de hoje, marca famosa usa o nome de movimento contra o racismo para promover uma marca de papel higiênico”, disse um usuário do microblog.

“Usar #BlackisBeautiful como slogan pra vender papel higiênico, caras. Como é possível isso? Que coisa horrorosa”, disse outro internauta.

Marina Ruy Barbosa

Para protagonizar a campanha, cujas imagens foram feitas pelo fotógrafo Bob Wolfenson, Marina deixou-se fotografar enrolada no produto e de salto alto -parte do seu corpo fica aparente.

Discreta, a atriz é conhecida por não gostar de campanhas publicitárias e editorias de moda com poucas roupas.

O cachê da atriz não foi revelado, mas segundo UOL apurou, Marina cobra R$ 60 mil por menção publicitária no seu Instagram, que contabiliza mais 21 milhões de seguidores.