Votorantim promove 1ª ‘Semana da Diversidade’ de 29 de julho a 5 de agosto

Foto: Marianna Barreto/Arquivo/Ipa Online

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), e do Museu Histórico de Votorantim “Ettore Marangoni”, apresenta a 1ª Semana da Diversidade de Votorantim (Diversa). A série de eventos ocorrerá de 29 de julho a 05 de agosto, no Auditório Municipal “Francisco Beranger”, com o objetivo de formação sociocultural sobre as manifestações da comunidade LGBTQ+.

A programação da Diversa contará com uma série de debates relacionados com a temática, com participantes que são referências nacionais no assunto, além de atrações de difusão cultural LGBTQ+, visando à construção de uma sociedade mais justa, humana, cultural e que combata o preconceito e a discriminação de gênero e orientação sexual.

As atividades terão início no dia 29, às 17h, com o evento “Futebol das Drags”, atividade cultural e de lazer que discutirá a questão do preconceito de gênero. Na sequência haverá a apresentação de exposição fotográfica, documentário e performance artística do projeto Desmonte: Um novo olhar sobre o cenário drag, do Coletivo Caneca.

Na segunda-feira (30), haverá a abertura oficial da Diversa, às 19h, abordando a questão da construção de políticas públicas LGBTQ+, com a participação de Franco Reinaudo, Diretor do Museu da Diversidade Sexual, Rogéria Fernandes,  Coordenadora de Diversidade Sexual da Prefeitura de Sorocaba e Tom Rodrigues, representante do Conselho Municipal LGBT de Sorocaba.

A palestra da Terapeuta Especialista em Diversidade Sexual Edith Modesto é evento programado para a terça-feira (31), às 19h. Edith é fundadora do 1º Grupo de Pais de LGBTIs, referência nacional sobre aceitação familiar da homossexualidade.

Na quarta-feira, a Diversa vai abordar, às 19h, a visibilidade e cidadania das pessoas transexuais, com a participação de Fabia Ferraz e Thara Wells da Associação Transgêneros de Sorocaba,  da cantora Flor Maria, da Artista Odara Soares e do Pesquisador Integrante do Núcleo de Estudo de Gênero e Diversidade Sexual (NEGDS) Vic Barreto. Após o painel temático, haverá a apresentação da banda Flor Maria e o Jardim Elétrico.

A programação segue na quinta-feira (02), com a discussão “LGBTQ+ negro em uma sociedade racista”, às 19h.  Na sexta-feira (03/08), o assunto abordado será “Parada, fluxos e espaços LGBTQ+”, também às 19h, com a participação do membro do comitê de Direitos Humanos e Cultura de Paz no Senac, Fábio Ortolano, e de Dennys Sbizera e Kadu Nunes, organizadores da Parada do Orgulho LGBTQ+ de Sorocaba. Após  o painel haverá a apresentação de performance artística do bailarino Junior Silva.

No sábado, 04/08, a partir das 20h, o evento Traga-Drag vem ofertar a produção alternativa da cultura dragqueen, com performances, discotecagem e exposição arte visual.

Parada LGBTQ+

Encerrando a programação da 1ª Semana da Diversidade, acontecerá no domingo (05) a 4ª Parada do Orgulho LGBTQ+ de Votorantim, com concentração a partir das 14h, na rua Olaria no bairro da Chave, seguindo com a marcha cidadã pela avenida 31 de Março, e com apresentações artísticas na Praça Zeca Padeiro. A parada conta com o apoio do Governo do Estado, através do programa Mais Orgulho do Museu da Diversidade Sexual, e da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim.