A frase da constituição: “do direito de ir e vir…” segue a risca e encanta-nos como pessoas, deficientes fazem parte dessa constituição e por ela devem clamar. Parcerias e programas de realização do governo federal em conjunto com suas prefeituras e secretarias muito nos agradam por assim dizer quando incluem a todos.

Nesta matéria selecionamos 2 praias do litoral paulista, A praia do Guilhermina (localizada na Praia Grande) e na Praia da Enseada (localizada em Bertioga). As prefeituras oferecem um formato de inclusão aos banhistas cadeirantes e ou de mobilidade reduzida que são as “cadeiras anfíbias de banho” as cadeiras possuem características especiais, feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia (através de uma esteira adaptada) e não afundam. Os projetos tiveram início ambos no ano de 2010, estima-se que mais de 5500 pessoas se beneficiaram do projeto.

Quem tiver interesse em visitar o programa Praia Acessível:
Na praia do Bairro Guilhermina (Praia Grande) ao longo do ano, o programa funciona de maneira ininterrupta nesse horário (das 9h às 17h). A atividade é interrompida somente em casos de chuva forte, como forma de preservar a segurança dos banhistas. Para participar, basta comparecer no local e preencher uma ficha cadastral. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis. O Contato da prefeitura para maiores informações é (13) 3495-1527

A Prefeitura de Bertioga também expressa com grandes números as visitas do programa Roda SP, os ingressos para Bertioga até 4 de março já estão esgotados.


Na praia da Enseada (Bertioga) Vale ressaltar que o programa Praia Acessível conta com um ponto de disponibilização de cadeiras, de segunda a quinta-feira, das 9 às 15 horas, na sede da Secretaria de Segurança e Cidadania, na Avenida Thomé de Souza, 1.191, na praia da Enseada, no Centro.

O programa ainda conta com parceiros, como o Sesc Bertioga, no bairro Rio da Praia, que também mantém um ponto na praia com três cadeiras e funciona todos os dias, das 9 às 15 horas. Em Boracéia, a parceria é feita com a Oscip Boracéia Viva. Informações (13) 3317-5173

Veja e saiba mais sobre o mundo PCD em www.pcdef.com.br