Documentário nacional sobre autismo estreia em maio

foto-reprodução-youtube

Tente fechar os olhos e imagine: Como é uma pessoa com autismo? Mesmo que você não conheça ninguém com a condição, consegue defini-la em algumas palavras? Será que você pensou em isolamento, quietude, incomunicabilidade, frieza? Afinal, o autismo tem feições, comportamentos e gestos específicos? Tem um rosto, um trejeito, uma cor própria? O autismo tem só um jeito de ser?

É possível que muito daquilo que a maior parte das pessoas pensa sobre o Autismo seja pautado por uma série de ideias social e culturalmente construídos que nem sempre condizem com a realidade. A palavra “espectro”, que acompanha a nominação oficial da condição cunhada Organização Mundial de Saúde (TEA – Transtorno do Espectro Autista), dá a pista: o autismo se dá de muitas formas, e se manifesta de maneiras muito distintas de um indivíduo para o outro, por isso é tão complexo e sensível retratá-lo.

Foi para ajudar a desconstruir estereótipos que só reforçam o preconceito e mostrar que o espectro autista configura todo um universo a ser descoberto, respeitado e incluído na sociedade, que os cineastas Flavio Frederico e Mariana Pamplona realizaram o documentário “Em um mundo interior”, que estreia no dia 31 de maio, com produção da Kinoscópio e distribuição da Elo Company. A produção participou da seleção oficial do Festival É Tudo Verdade deste ano.

O documentário registra a vida de famílias de classes sociais e regiões distintas, cujos filhos manifestam transtornos sensoriais ou cognitivos. Assim, o projeto busca compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista dos jovens com Transtornos do Espectro do Autismo.

» FLAVIO FREDERICO E MARIANA PAMPLONA
» SÃO PAULO/ SP / BRASIL
» 75′, DIGITAL, COLORIDO, 2017
» Diálogos: Português
» Legenda: Legendas eletrônicas em inglês
» Classificação: livre

Veja e saiba mais sobre o mundo PCD em www.pcdef.com.br

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here