Circuito Loterias da Caixa

foto-montagem-pcdef

Correr ou correr, acompanhe com informações diretas do Comitê Paralímpico Brasileiro a primeira etapa do Circuito:

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá nos dias 2 e 3 de junho, a primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo. Ao todo, 287 atletas de 22 Estados e do Distrito Federal estão inscritos, sendo São Paulo a unidade da federação com o maior número de representantes: 122. Trinta medalhistas paralímpicos participarão desta etapa, como o paraibano Petrúcio Ferreira, o alagoano Yohansson Nascimento, a sul-mato-grossense Silvânia Costa e a paraense Jhulia Karol.

Para 2018, a fórmula de disputa do Circuito Loterias Caixa está diferente. Até então, o Circuito reunia torneios de natação, atletismo e halterofilismo em um mesmo fim de semana. Agora, cada modalidade será realizada em fins de semanas diferentes, atendendo a uma demanda dos atletas e dos clubes participantes. A primeira a experimentar a mudança será o atletismo.

foto-comitê paralímpico brasileiro

Dentre os participantes da competição do próximo sábado, 237 adquiriram vaga em uma das etapas regionais do Circuito Loterias Caixa, que ocorreram de fevereiro a abril, em quatro Regiões do País. Outros 50 já detinham o índice técnico mínimo que os credenciou para as nacionais. A segunda etapa será em agosto. E, em outubro, a terceira fase ganhou a alcunha de Campeonato Brasileiro, reunindo só os melhores do ano. Os três estágios serão no CT Paralímpico, na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.

Após a etapa nacional, a Seleção Brasileira de atletismo embarca para França, para disputar a etapa de Paris do Grand Prix da modalidade, nos dias 14 e 15 de junho. Depois a equipe segue para Berlim, na Alemanha, para outra etapa do Grand Prix, de 30 de junho a 1 de julho. Os eventos compõem o principal circuito internacional da modalidade – organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

“A etapa nacional vai servir como uma excelente preparação para o Grand Prix. O calendário deste ano está movimentado e isso é bom para nos mantermos competitivos. Os próximos anos serão muito importantes, com grandes competições, Mundial e Parapan no ano que vem e em 2020 temos os Jogos Paralímpicos”, comentou Yohansson Nascimento, medalhista de bronze nos 100m da classe T47 (amputados de braço) nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, e campeão nos 200m em Londres 2012.

O calendário das etapas nacional do Circuito Loterias Caixa em junho ainda contempla a abertura do nacional de natação, no final de semana dos dias 9 e 10, e halterofilismo em 22, 23 e 24 – esse último, será realizado simultaneamente à II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas, também no CT Paralímpico.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação.

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

Serviço
Data: 2 e 3 de junho
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)

Programação*
Circuito Loterias Caixa de atletismo
Sábado (2/6) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (3/6) – 8h às 12h
*Programação sujeita a alterações

Veja e saiba mais sobre o mundo PCD em: www.pcdef.com.br
PCDef – diferente mas igual