Ah internet, sua linda… na web ou no mundo digital temos um ambiente que facilita muito a criação de ferramentas, como os aplicativos para acessibilidade, e também seu compartilhamento para quem precisa de uma ajudinha a mais para o dia a dia, auxiliando na identificação de locais acessíveis, na comunicação de pessoas com deficiência auditiva, descrição de objetos para aqueles que não conseguem enxergar, os aplicativos para acessibilidade podem facilitar muito o cotidiano ou também atividades específicas de lazer.

Listamos alguns aplicativos para acessibilidade de destaque, para diferentes tipos de deficiência.

WhatsCine

Imagem: Reprodução

WhatsCine torna o cinema acessível porque permite que as pessoas cegas escutem a audiodescrição do filme sem interferir com o áudio de outros espectadores. Permite aos surdos ver legendas e linguagem gestual através de óculos especiais, ou em seu smartphone. Graças a esta possibilidade, é incentivada a inclusão, o lazer compartilhado e o acesso para todos para a igualdade de cultura. O aplicativo também permite a transmissão de publicidade interativa pela sala, facilitando a promoção de futuros filmes e ofertas especiais relacionadas à sala e/ou seus patrocinadores. Agora também para televisão ou elementos audiovisuais na internet.

Guiaderodas

Imagem: Reprodução

guiaderodas é um guia colaborativo destinado a avaliação e consulta de lugares acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção. Através de uma avaliação de no máximo 30 segundos e com uma abordagem jovem e otimista, o guiaderodas tem como objetivo promover a importância do tema e estimular todas as pessoas, com dificuldade de locomoção ou não, a avaliar a acessibilidade de diversos estabelecimentos. Entendemos que uma ideia quando é boa, é boa para todos.

Spread The Sign

Imagem: Reprodução

Spread The Sign é um o maior dicionário de Línguas Gestuais do Mundo, com mais de duzentos mil gestos! Digitando uma palavra, é possível ver a tradução em 26 idiomas de sinais. Inclui a Língua Gestual Alemã, Americana, Austríaca, Brasileira, Bielorussa, Búlgara, Checa, Chinesa, Espanhola, Estoniana, Francesa, Indiana, Inglesa, Islandesa, Italiana, Japonesa, Letã, Lituana, Polaca, Portuguesa, Romena, Russa, Sueca, Turca, Ucraniana e Gestuno (Língua de Sinais Internacional).

Hand Talk

Imagem: Reprodução

O Aplicativo Hand Talk é um tradutor de bolso que é usado como um recurso de tradução para Libras, estreitando laços entre surdos e ouvintes. O App conta com a ajuda do Hugo, que além de traduzir conteúdos para Língua de Sinais. Hugo também está presente em uma sessão educativa chamada Hugo Ensina, com uma série de vídeos que ensinam crianças e adultos expressões e sinais em Libras. Muito mais do que um tradutor, o Hugo está aproximando pessoas através da tecnologia e da comunicação, sendo usado nos mais diversos ambientes.

Biomob

Imagem: Reprodução

Biomob mapeia as cidades e traz avaliações de restaurantes, bares, teatros, hotéis, praças, museus e tantos outros lugares no quesito de acessibilidade. Nesta versão você encontrará mais de 1.000 endereços avaliados. Agora você saberá onde há rampas, cardápios em braile, banheiros adaptados, intérpretes de LIBRAS, vagas exclusivas de idosos e outros itens importantes. O usuário também pode fazer sua própria avaliação e fotos, auxiliando aos demais usuários de forma colaborativa.

CittaMobi Acessibilidade

Imagem: Reprodução

Você não precisa mais estar no ponto para saber que horas seu ônibus vai passar. Com o CittaMobi Acessibilidade é fácil se programar, seja para ir para o trabalho, para casa ou para a balada, saiba em tempo real a que horas seu ônibus vai chegar. Com o CittaMobi Acessibilidade você pode consultar a Previsão de Chegada de seu ônibus em TEMPO REAL. Com apenas um toque visualize em quanto tempo seu ônibus estará no seu ponto de preferência. Não é estimativa, é previsão baseado na localização atual do ônibus.

Wheelmap

Imagem: Reprodução

Wheelmap é um mapa online, em todo o mundo, para encontrar e marcar lugares acessíveis para cadeiras de rodas, desenvolvidos pela ONG alemã chamada Sozialhelden e.V. Qualquer um pode encontrar e adicionar lugares públicos ao mapa e avaliá-los de acordo com um sistema de semáforo simples. O mapa, baseado em OpenStreetMap, foi criado em 2010 por uma equipe em torno do empreendedor social Raul Krauthausen para ajudar as pessoas que usam cadeiras de rodas a planejar seus dias com mais facilidade.

Be My Eyes

Imagem: Reprodução

Be My Eyes é um aplicativo para uma pessoa cega que precisa de ajuda remotamente através de uma conexão de vídeo ao vivo. Os usuários cegos podem solicitar ajuda de uma pessoa com visão e os usuários com visão serão chamados por ajuda. Assim que o primeiro usuário avisado aceita a solicitação de uma conexão de áudio-video ao vivo, ele será configurado entre os dois e o usuário avisado para dizer à pessoa cega o que ele vê quando o usuário cego aponta seu telefone para algo usando a câmera frontal

Enable Viacam

Imagem: Reprodução

Enable Viacam é um programa para PC e um aplicativo para dispositivos móveis para o controle do cursor no mouse através dos movimentos da cabeça. Depois de instalado será preciso calibrar a sensibilidade do reconhecimento facial. Através do programa o usuário poderá controlar completamente o cursor do mouse, habilitar o teclado virtual padrão do sistema, posicionar a barra de rolagem da tela, abrir e fechar programas. A sensibilidade dos movimentos pode ser ajustada conforme a necessidade e redefinida sempre que for necessário.

LetMeTalk

Imagem: Reprodução

Um aplicativo grátis de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), que apoia a comunicação em todas as áreas da vida e assim fornece uma voz a quem usá-lo. LetMeTalk permite alinhar imagens de forma que o seu conjunto consista em frases com significado. A base de dados do LetMeTalk contém mais de 9000 imagens fáceis de compreender. Adicionalmente, é possível incluir outras imagens a partir do dispositivo, ou tirar fotografias com a máquina fotográfica incorporada do tablet.

Veja e saiba mais sobre o mundo PCD em www.pcdef.com.br