Blitz da fumaça preta autuou 14 veículos a diesel; ação faz parte da Operação Inverno

Medições de emissão de fumaça preta foram realizadas por meio da escala de Ringelmamn / Zaqueu Proença

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizaram a Operação de Controle de Fumaça Diesel na avenida Independência, próximo à Base Comunitária da Polícia Militar, no Éden. O total de 1.974 veículos passaram pela via e 487 eram movidos a diesel. Destes, 14 foram reprovados e multados pela Cetesb, sendo 11 pela Escala de Ringelmann e 3 pelo teste do opacímetro.

A ação fez parte da Operação Inverno da Cetesb, realizada nesta época do ano porque nos meses mais frios a predominância de gases poluentes no ar geralmente é maior, em função da menor incidência de chuva, ventos e o efeito estufa. A operação teve apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de trânsito da Urbes – Trânsito e Transportes e da Polícia Rodoviária.

Além das multas aplicadas pela Cetesb, a blitz também teve caráter educativo com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância de manter os veículos a diesel regulados, a fim de minimizar a poluição do ar e contribuir para a saúde da população.

Simultaneamente à fiscalização, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins distribuiu material informativo com algumas orientações e dicas aos condutores, como, por exemplo, manter o escapamento em ordem, fazer revisão preventiva, além de regular a bomba injetora, trocar os bicos injetores e trocar os filtros regularmente, de acordo com as recomendações do fabricante.