Por Gabriel Bitencourt

Em nossa coluna do dia 14.11, entrevistamos a consultora Raquel Barbosa Rogoschewski do Instituto Alexandre e Heloisa Beldi sobre a campanha denominada “Doa Sorocaba”.

Como você poderá ver na descrição a seguir, além de uma campanha solidária, humanista, há uma vertente inequivocamente socioambiental.

O objetivo é engajar a população em um movimento mundial de solidariedade que incentiva as pessoas a doarem não apenas bens materiais, mas também seu tempo e sua atenção a quem necessita

A ONG 92Y, de Nova Iorque, propôs uma ideia libertadora: deixar de lado todo o apelo de comprar, comprar, comprar e dedicar um dia todo ao convite de doar algo para o próximo.
Ficou instituído então o Dia de Doar, que não tem uma data fixa. É a primeira terça-feira logo após o Dia de Ação de Graças, considerado por muitos o feriado mais importante na América do Norte. Por isso esta nova data, que este ano será comemorada em 28 de novembro, também é chamada de Giving Tuesday (em tradução livre, a Terça-feira de Doar) e faz um contraponto com datas comerciais atualmente muito fortes, como as Black Friday e CiberMonday.

A iniciativa aconteceu em 2012, e já no ano seguinte o movimento, que se espalhou por vários países, chegou também ao Brasil.

Em Sorocaba, quem primeiro passou a divulgar o Dia de Doar foi o Instituto Alexandre e Heloisa Beldi (IAHB), que tem como missão despertar os cidadãos para o seu potencial transformador. Este será o terceiro ano consecutivo que o IAHB trabalha o tema da campanha, que já está circulando na mídia. Desde 2016 o IAHB decidiu regionalizar a campanha chamada de Doa Sorocaba, de forma a destacar a cidade como um município onde as pessoas verdadeiramente se comprometem com causas sociais.

A proposta principal do Dia de Doar é olhar o outro com compaixão e solidariedade e se envolver com alguma causa. Escolha uma instituição com a qual você se identifique e, mesmo se não tiver nada a doar, você pode oferecer seu trabalho como voluntário, mesmo que em alguma ação pontual. E ajudar a divulgar a causa e instituição escolhidas também pode ser uma boa forma de contribuir. No site da campanha pode ser encontrada uma lista de sugestões de como participar!

Essa campanha possibilita que o doador fale da sua experiência de doar e como ela é gratificante! O compartilhamento desse tipo de informação nas mídias sociais reforça a ideia de que doar é simples e fácil e inspira mais pessoas a fazerem o mesmo! Queremos que a campanha seja um sucesso e que se repita anualmente, arrebatando cada vez mais participantes.

O Doa Sorocaba tem site e fanpage que são os seguintes:

http://doasorocaba.com.br/

https://www.facebook.com/DoaSorocaba/

Além do material que foi produzido para a nossa campanha, não podemos deixar de mencionar o site da campanha nacional, que é o http://www.diadedoar.org.br/

Nota: Texto extraído das informações básicas que nos foi passada pela Raquel para orientar a entrevista.