Gestor da Policlínica resolve se fantasiar de Papai Noel e distribuir doces

Viralizou por aplicativo de troca de mensagens um vídeo que mostra o gestor da Policlínica de Sorocaba, Jurandir Pereira Júnior, conhecido como “Júnior do Pitico”, vestido de Papai Noel.

No vídeo, ele aparece na unidade cumprimentando munícipes que aguardavam para ser atendidos e distribuía pipoca doce aos presentes.

Júnior do Pitico vestiu-se de Papai Noel / Foto: reprodução/vídeo

De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura de Sorocaba, Júnior do Pitico recebe o salário de R$ 19.081,78. Seu cargo consta como gestor administrativo na secretaria de Saúde.

Confira abaixo (imagem reproduzida do Portal da Transparência da Prefeitura de Sorocaba):


Graduação questionada

Apesar de ser gestor da Policlínica, Pitico é formado em filosofia. A informação gerou mal-estar entre as vereadoras Cíntia de Almeida (PMDB) e Iara Bernardi (PT), durante uma sessão na Câmara, que questionou a colega peemedebista sobre o nível superior do gestor para poder administrar uma unidade de saúde. Outros parlamentares, durante sessão solene, também concordaram que a graduação seria inapropriada para o cargo.

Policlínica alvo de críticas

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores definiu como “péssimo” o estado de conservação da Policlínica Municipal de Especialidades de Sorocaba. Os vereadores Renan Santos (PC do B), Hudson Pessini (PMDB) e José Francisco Martinez (PSDB) foram à unidade no fim de outubro em uma visita surpresa – incerta. Também participaram a vereadora Iara Bernardi (PT), Anselmo Rolim Neto (PSDB) e Antonio Carlos Silvano Junior (PV).

A comissão alega que são gigantescos os recursos repassados para a área da Saúde, mas segundo ela, não estão sendo aplicados adequadamente na policlínica, que deve passar por reforma. À época, a prefeitura informou que “devido à dificuldade orçamentária, mudanças no governo e restrições pelo motivo do prédio ser tombado, o início da reforma ainda não tem um prazo”.