Ex-vereador do PT em Sorocaba, Izídio lança pré-candidatura a deputado federal

Izídio fará dobradinha de pré-candidaturas com Hamilton Pereira / Foto: Alana Damasceno

O ex-vereador metalúrgico Izídio de Brito (PT), anunciou, durante entrevista ao Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema 91,1 FM, na manhã desta quinta-feira (7), que lançará sua pré-candidatura a deputado federal pelo PT de Sorocaba na manhã de domingo (10), às 9 horas.

Ainda de acordo com ele, Sorocaba fará dobradinha de pré-candidaturas, sendo Hamilton Pereira o indicado a deputado estadual. A vereadora Iara Bernardi não deverá concorrer a eleição em 2018, segundo Izídio.

Segundo ele, caso seja eleito, seu foco será a luta pelo direito dos trabalhadores. Atualmente, Izídio é Secretário de Organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região (SMetal) e primeiro suplente a vereança na cidade.

Como a única pré-candidatura ao Congresso Nacional da Região Metropolitana pelo Partido para as eleições de 2018, Izídio explica que o pré-projeto nasceu da carência de deputados federais na cidade que atuem na defesa das causas populares e na defesa dos trabalhadores.

“A população vem sofrendo diariamente pela violência com que tem avançado a política de retirada de direitos sociais. Com uma rapidez impressionante, as conquistas de décadas têm sido sepultadas e os trabalhadores, especialmente as mulheres e os mais pobres, têm sofrido as graves consequências disso”, afirma o dirigente sindical.

O evento acontecerá na sede do Sindicato dos Metalúrgicos (R. Júlio Hanser, 140 – Jardim Faculdade) e será aberto ao público. Participarão de pré-lançamento lideranças políticas, sindicais e populares, familiares e simpatizantes.

Além de Izídio, outra pré-candidatura petista está confirmada como projeto para a Região Metropolitana de Sorocaba. O ex-deputado estadual Hamilton Pereira deverá promover em breve o lançamento da sua pré-candidatura a deputado estadual, cargo que ocupou por cinco mandatos.

Histórico

Izídio de Brito Correia tem 56 anos, nasceu em Álvares Machado (SP) e formou-se torneiro mecânico no Senai, em Presidente Prudente. Em 1982, mudou-se para Sorocaba após ser contratado pela Metalac, empresa metalúrgica da cidade.

No ano de 1992, Izídio passou a fazer parte da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região. Em 1998 foi eleito presidente do Sindicato, que representa 36 mil trabalhadores somente em Sorocaba, por quatro vezes consecutivas. Atualmente, é diretor executivo e secretário de Organização da entidade.

Em 2008, primeira vez que se candidatou a um mandato político, o metalúrgico foi eleito vereador de Sorocaba. Foi reeleito na eleição de 2012. Entre suas principais atuações no legislativo esteve a fiscalização dos serviços e recursos públicos e a condução da CPI da Saúde, que investigou e denunciou diversas irregularidades na gestão e no atendimento aos pacientes da rede pública, que acarretou na intervenção da Santa Casa da cidade. Atualmente, ele é o primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores a vereança.

Nos últimos anos, Izídio foi também coordenador regional da CUT, diretor da ONG Ceadec, que organiza cooperativas para coleta de materiais recicláveis e presidente do diretório municipal do PT Sorocaba.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here