Espetáculo Poesia em Movimento apresentou a obra do poeta fluminense Moacyr Sacramento, o Moa

A companhia Sintonia Arte & Cultura apresentou o espetáculo Poesia em Movimento, no Teatro Municipal de Sorocaba – Teotônio Vilela. Foram quatro sessões, duas da versão infantil e duas da adulto, todas sucesso de público e de crítica.

O enredo homenageou a obra do poeta fluminense Moacyr Sacramento, o Moa, que tem 19 livros publicados, muitos deles adotados por dezenas de escolas de todo o Brasil.

A peça passeou pelos textos que marcaram a vida do escritor, materializando-os por meio do teatro e da dança. A história foi contada pelo Poeta e sua Inspiração, vividos pelos atores Jung Lamberti e Juliara Mendes, no espetáculo adulto; Felipe Marques e Angélica Bittar, no infantil. A parte teatral foi fruto do apoio da On Broadway, sob a direção cênica de Sady Medeiros.

“A nossa ideia foi a de fazer as artes conversarem entre si, levando não só entretenimento ao público, mas também a cultura e a literatura, por meio da dança e do teatro. Trazer a poesia para a dança é uma maneira de mostrar além do poema, mostrar o que ele quis dizer”, pontua a diretora artística, Bia Ruberti, que também foi a idealizadora do roteiro, que destaca que o processo de criação do espetáculo foi incrível. “Ter os poemas do Moa como inspiração para nossa dança, fez toda a diferença para o sucesso das apresentações”, completa.

O homenageado foi só emoção ao agradecer: “Eu escrevo para a luz. Escrever para mim é a ferramenta para a construção de um mundo melhor, só tem sentido assim, só tem sentido se produzir luz para o caminho daquele que lê. Então imagina a minha emoção ao ver a minha obra sendo dançada e interpretada por jovens, vejo que conquistei meu objetivo e não há como conter as lágrimas, sempre levarei um pouquinho de cada um dos envolvidos em meu coração, por todas as vidas que eu viver”.

Confiram algumas fotos do espetáculo e de presenças locais:

Amanda Camargo e Everton Ruberti
Emerson Cerione e Alan Quirino
Familia Bozelli
Lucas Medeiros e Vitor Guebert
Marcia e Juliana Braga
Marcio Castilho, Joao Vitor Santos Krupa e Elisa Castilho
Mateus Nunes, Maria Regina Nunes, Rogerio Mendes e Fabiane Cesar
Nilva Acosta Ildefonso, Luis e Tania Nardy Ruberti
Paulo e Matteo Mendonça











COMPARTILHE