Especialista alerta sobre o risco de dietas da moda

Foto: reprodução/Internet

Na corrida contra a balança para estar em forma nas festas de final de ano, muitas pessoas recorrem a dietas radicais ou dietas da moda, na esperança do emagrecimento rápido. De acordo com o site de pesquisas Google, Sorocaba está entre as 30 cidades do país que mais acessam a internet em busca deste tema. O item mais procurados pelos sorocabanos é a dieta low carb, que promete emagrecimento rápido.

Este tipo de dieta traz riscos à saúde, pois têm como base a restrição severa de algum tipo ou tipos de alimentos, além da baixíssima ingestão de calorias. “Há vários riscos a se considerar como desnutrição, desmaios, agravamento de problemas de saúde, lesões, além de efeito sanfona”, ressalta a especialista em estética e coach de emagrecimento Aline Del Rio.

Dietas da moda não consideram as características físicas e hábitos alimentares de cada pessoa, por isso tomar a decisão de seguir um plano alimentar restritivo sem acompanhamento de um especialista traz riscos. “Você perde quilos rapidamente, mas também perde nutrientes que interferem diretamente na saúde, sem contar nas severas mudanças no metabolismo, perda de massa muscular e água”, ressalta Aline.

A especialista dá cinco dicas para quem quer fazer dieta, mas de forma consciente:

1- Procure por um profissional, questione, pesquise resultados do trabalho dele;

2- Não tome medicamentos que prometem emagrecimento rápido;

3- Tenha consciência que você é responsável pelo seu processo de emagrecimento, não existe milagres e não desista no primeiro deslize;

4- Faça algum tipo de exercício físico, descubra de qual você gosta, mas movimente-se;

5- Alimente-se de forma saudável, a alimentação balanceada é fundamental.

COMPARTILHE