O Dia das Mães está chegando. Este ano a data será comemorada no próximo dia 13. Em razão disso, o Procon Sorocaba realizou a Operação Dia das Mães, no período de 3 a 8 maio.

Foram visitados 84 estabelecimentos, destes, 6 foram autuados por: inexistência de exemplar do CDC; falta da informação de origem do produto (dados do importador/fabricante); informações somente em língua estrangeira; falta do prazo de validade.

Segundo o Superintendente do Procon Sorocaba, Laerte Molleta, “a ação destina-se, principalmente, a estabelecimentos comerciais onde a movimentação tende a se intensificar com o Dia das Mães, como lojas de roupas, calçados, eletrodomésticos, eletrônicos, joalherias, bijuterias, relojoarias, floriculturas, perfumarias, cosméticos, dentre outras. Nossos fiscais verificam a precificação adequada dos produtos, principalmente nas vitrines, existência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso, falta de informações, prazo de validade, condições de pagamento à vista, política de troca, entre outros fatores”.

Molleta explica ainda que “as ofertas de produtos e serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, em língua portuguesa sobre características, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade, origem, bem como os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores”.

O Procon Sorocaba mantém-se à disposição dos fornecedores para sanar dúvidas acerca das informações em produtos e serviços, na avenida Antônio Carlos Comitre, 331 – Portal da Colina, próximo à Justiça Federal.

Aos consumidores, as denúncias podem ser feitas através do telefone 151, pela Central de Atendimento – site da Prefeitura de Sorocaba, ou ainda em uma das unidades de atendimento. E, para reclamações, os consumidores devem procurar uma das unidades de atendimento do Procon Sorocaba.