Muitas vezes em nosso dia-a-dia, cometemos atitudes que acabam sugando a nossa energia, causando desânimo, irritação, cansaço. O pior é que geralmente nem percebemos que estamos fazendo isso com nós mesmos, pois somos condicionados a viver no modo piloto automático.

Que tal refletir sobre essas atitudes e tentar aos poucos equilibrá-las para viver a vida com mais leveza?

– Querer dar conta de tudo

A vida de hoje é corrida demais, sempre temos muitos afazeres e muitas responsabilidades e o dia parece que precisa ter mais de 24h para conseguirmos dar conta de tudo. Porém, saiba que isso é impossível e que se você não tiver essa consciência pode acabar sofrendo distúrbios de ansiedade, angústia e nervosismo. Saiba que você é um só, tente organizar sua agenda de maneira que seja viável para você em primeiro lugar. Se você está passando por isto, vale a pena ler este texto.

– Agradar todo mundo

Querer agradar a todos, deixando de lado as suas vontades e opinião própria, pode ser muito perigoso, pois o maior prejudicado nesta história no final das contas será você mesmo. Saiba que não há problema nenhum em falar não, em não fazer o que tem vontade ou em ter uma opinião diferente de seu superior, no trabalho por exemplo, ou do seu cônjuge ou de quem quer que seja. Tenha firmeza em suas convicções, sabendo que muitas vezes, não é porque pensar diferente dos demais é algo necessariamente ruim, pelo contrário. Ainda bem que temos a diversidade de opiniões, somente assim a sociedade consegue evoluir.

– Fingir que está tudo bem

Essa é perigosíssima. Quantas pessoas fingem para os outros e o pior para si mesmas que está tudo bem quando na verdade não está. Talvez esse seja um dos motivos que as taxas de depressão, ansiedade e outros problemas emocionais estejam tão em alta atualmente. Se alguma coisa não vai bem, pare e reflita. Converse com alguém de sua confiança, pode ser do seu círculo de amizade, familiar ou uma ajuda profissional. Colocar para fora o que não te faz bem, fará um bem enorme para você e te ajudará a ter consciência do problema e como pode trabalhar para mudá-lo.

– Viver no passado

Já diz o ditado que quem vive no passado é museu. Pois bem, do que adianta ficar revivendo os fatos do passado, principalmente aqueles que te causaram mágoa, desconforto ou algum sentimento negativo. Se for ter que reviver, que seja em algum tipo de terapia consciente com você mesmo, para que você perdoe os outros e o mais importante: perdoe a si mesmo, resolva seus problemas com o que ficou lá atrás e siga em frente. A vida é feita do presente!

– Pensar demais

Pensar é fundamental, mas existem algumas pessoas que por pensar demais acabam sofrendo muito, tendo medo e angústia em excesso sobre o que vai acontecer no futuro, por exemplo. Tenha uma atitude positiva com relação ao futuro, sabendo que os problemas, muitas vezes tem uma dimensão muito maior na nossa cabeça do que eles realmente são. Um dia de cada vez…Pense nisso!

– Ser pessimista

Sempre tem aquelas pessoas que conseguem ver uma situação negativa em tudo – até mesmo em algo positivo. Vigie seus pensamentos, porque eles estão diretamente ao modo como você age em sua vida. Comece a ver as coisas de uma perspectiva diferente. Até quando acontecer algo não tão bom em sua vida, saiba que sempre vem junto uma mensagem positiva, que pode ser de aprendizado, crescimento, evolução. Mude sua vibração para o pensamento positivo sempre e veja em cada dificuldade uma oportunidade!

– Querer tudo ao mesmo tempo

Tenha meta claras do que você quer para você e para sua vida, seja no campo profissional, familiar, emocional etc. Isto é importante. Porém, tenha a consciência de que as coisas levam tempo para acontecer. Não queira tudo para agora, pois poderá se frustrar e desanimar na busca pelos seus objetivos. Lembre-se sempre: uma caminhada de 1 milhão de passos sempre começa com o primeiro! Tenha fé e resiliência diante dos obstáculos e saiba que muitas vezes as coisas boas demoram, mas acontecem.

– Achar que sempre tem razão

Essa é a exatamente o contrário do querer agradar todo mundo. Pessoas que sempre acham que tem razão em tudo, não abrem mão de suas convicções e opiniões por nada. Claro que acabam sofrendo por isso e até podendo perder amizades por conta de situações que poderiam ser resolvida de outra forma caso a pessoa tivesse a maturidade para aceitar que: opiniões diferentes existem e são saudáveis. Não é porque alguém pensa diferente de você é que ela esteja errada ou seja antiquada. Podemos discordar, mas sempre devemos aceitar e respeitar acima de tudo.

– Aceitar tudo como está

Tem pessoas que até tem vontade de mudar, de sair da zona de conforto…mas aí, aí bate aquela preguiça e vem o pensamento “vou deixar como está”. Saiba que nós somente evoluímos como seres humanos a partir do momento que temos coragem para mudar o que não está bom saindo de nossa zona de conforto, pois é fora dela que está o aprendizado e o crescimento, em todos os sentidos. Se alguma situação na sua vida te incomoda, desafiamos a você a perder o medo e encará-la de frente. Saiba que o caos sempre te conduz a uma realidade melhor do que a atual, por mais que no início possa parecer o contrário. Confie!

Fica aqui a mensagem da Divs para vocês: veja se algumas dessas atitudes não estão acabando com sua energia e foco no seu dia a dia e tenha a coragem de mudar. Te garantimos que você começará a viver uma vida mais feliz, pois a felicidade vem em primeiro lugar de dentro, e depende de apenas nós mesmos!

Até semana que vem!

Grande beijo,

DIVS