‘Véu’ gigantesco de aranhas chama atenção na praça Frei Baraúna

Foto: reprodução/Sorocabanices

Quem passa pela praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba, pode se surpreender com um trecho do canteiro no local, em que pode ser vista uma extensa teia de aranha. O chamado ‘véu’ viralizou, nesta quarta-feira (2), pelas redes sociais.

Confira um vídeo enviado ao Portal Ipa Online pela página Sorocabanices.

O ambientalista Gabriel Bitencourt, que também possui sua página sobre meio ambiente no portal, afirmou que tem sido procurado por várias pessoas de diversas regiões, curiosas a respeito deste fenômeno. “Eu tenho percebido um aumento substancial da presença de aranhas, em especial em regiões de mata”, pontuou. “Essa presença grande destes tipos de bicho respondem a uma condição climática específica na qual se tem dias muito quentes e grande umidade do ar”, afirmou.

Em Sorocaba o ambientalista disse não ter presenciado muitas cenas iguais a estas, entretanto disse ser comum em matas. A espécie encontrada na praça é ainda desconhecida e não se sabe se ela pode trazer algum tipo de risco ao ser humano.

A redação contatou o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, que disse estar ciente do caso. “Estive ontem no local e estou programando uma ação de
pulverização para tentar combater, caso não funcione devido à grande quantidade aí vamos remover o canteiro”, pontuou.

Bitencourt opinou ainda a respeito da situação e disse que “uma coisa que não se faz é aplicar veneno. Uma vez que mata a aranha este veneno migra para a cadeia alimentar. As espécies de animais que se alimentam de aranhas, por exemplo aves, acabam também envenenadas”, concluiu.

Foto: reprodução/Sorocabanices

2 Comentários

  1. Fica a pergunta: Se a espécie é desconhecida e se não se sabe se há risco ou não para o ser humano, porque a área não foi isolada ?
    Por que a equipe da Zoonoses não decretou estado de atenção em relação ao local ?
    Fico surpreso cada dia mais com a cidade de Sorocaba e sua atual gestão pública e sua total ausência de responsabilidade com os munícipes !
    Ou será que estão esperando morrer alguém primeiro para depois agir ? Fica a dica !

    “Eu digo a verdade, doa a quem doer”

  2. Praça Frei BarauMMMMMAAAAA !!?? Onde fica ? O GPS não irá localizá-la .

Comments are closed.