O DEDA QUESTÃO

Por 15 votos favoráveis e 5 contrários, os vereadores da Câmara de Sorocaba discutiram e aprovaram a Moção 01/2018, de autoria do vereador Luís Santos (Pros), que manifesta apoio à opinião e posicionamento da atleta Ana Paula Rodrigues Henkel contra a liberação da participação de transgêneros no Campeonato Brasileiro de Voleibol Feminino, a Superliga, sob o argumento de que “não é preconceito, é fisiologia”.

A manifestação da ex-jogadora se deve ao fato de Tiffany Abreu ter-se tornado a primeira atleta transexual a atuar numa partida da elite do vôlei feminino. Sua participação foi autorizada pela comissão médica da Confederação Brasileira de Vôlei.

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) falou sobre a luta das mulheres transexuais, a falta de políticas públicas e a violência sofrida por essas pessoas. Também se manifestou contrariamente à moção a vereadora Iara Bernardi (PT) que defendeu o debate de tema “mais sérios e de forma aprofundada”, como frisou. A moção foi aprovada com cinco votos contrários.

Confronto ideológico

Essa moção levou Luís Santos e Iara Bernardi a ocuparem a coluna O Deda Questão no Jornal da Ipanema (FM 91.1Mhz), mas logo ficou claro que essa discussão ficou em segundo plano diante da votação agendada para ocorrer na próxima terça-feira (mas que já foi retirado da pauta) do projeto de Título de Cidadão Sorocabano a Jair Bolsonaro (um dos candidatos à presidência da República).

Para a vereadora do PT, o vereador Luís Santos, que é pastor evangélico, constrange a instituição Câmara Municipal ao propor um título de cidadão, que tem a função de ser uma grande honraria que Sorocaba concede a personalidades importantes, ao propor que o beneficiário seja um “torturador, machista, arauto da violência e que discrimina as mulheres”.

Para o vereador Luís Santos, a vereadora do PT sente constrangimento com a sua proposta porque ela “quer impor à sociedade aberrações ideológicas típicas de uma esquerda seletiva, deturpadora e aloprada”. Luís Santos disse que de todas as coisas que ele ouve Bolsonaro falando, concorda com 90% delas e discorda de 10% e propôs o título por ser o candidato que, na visão dele, “defende a família, a vida, a polícia e é contra a cultura do aborto e a favor da livre iniciativa econômica”.

A vereadora do PT afirmou que essa discussão não cabe à uma Câmara de Vereadores, cujo a atuação é no âmbito municipal. O vereador, por sua vez, entende que numa campanha eleitoral, como a deste ano, é importante que o eleitor sorocabano saiba quem é quem e, principalmente, quem está com quem.

Fica o convite aqui à reflexão: existe algo mais importante para os vereadores fazerem do que conceder um título de cidadão sorocabano a um extremista como Bolsonaro? Obrigar, como uma votação obriga, os vereadores a se posicionarem ideologicamente é importante num momento de tanta animosidade ideológica pela qual passa o Brasil?

Eu entendo que é importante sim esse projeto. Eu quero saber quais dos 20 vereadores sorocabanos é a favor de Bolsonaro.

13 Comentários

  1. O Brasil todo nos quatro cantos sabe que Jair Bolsonaro disse a Maria do Rosário que não merecia ser estuprada , de tão feia que era, acabou sendo condenado , recorreu e continua sendo condenado .
    Quem acredita que isso é normal , precisa urgente de ajuda .
    Fica difícil acreditar que há ingenuidade por parte do S.r. Luís Santos , mesmo que o fosse , bastaria retirar o projeto e perceber que cometeu um deslize , todavia, continua com afinco defendendo suas ideias.
    Aprendi ao longo dos meus 96 anos , que quando bradam em tom alto a moralização e honestidade , não seja ingênuo e fique alerta

  2. ” As aparências enganam ” ; O vereador Luis Santos, passava-nos uma imagem de um político sensato, centrado, confiante, e inteligente, e de repente dá uma DERRAPADA dessa . Na minha opinião , o vereador foi muito impulsívo, ingênuo, e precipitado, ao PROPOR UM TÍTULO DE CIDADANIA a um candidato que na sua avaliação como vereador, já está com a vitória nas urnas garantída . Ao vereador faltou um pouco de prudencia, pois ele não mediu as consequências do seu ato ” tolo “. Sabemos que o vereador DE MODO NENHUM TÊM ESSA FACETA OBSCURA, IDIOTA, DE PUXA-SACO, E INCONSEQUÊNTE . ELE FOI ” PRECIPITADO” APENAS . QUALQUER REPRESENTANTE DO POVO SABE QUE NÓS SOROCABANOS NÃO DEIXARIAMOS ” BARATO” , METERIAMOS O ” PAU SEM DÓ ” , NÃO ADMITIMOS ” ABERRAÇÕES E CRETINÍCES. AINDA MAIS DE QUEM NOS REPRESENTA NA POLÍTICA .

  3. Sou contra. Pegue o dinheiro que seria gasto nessa idiotice e arrumem decentemente as creches municipais, homenageiem professores que se doam ao exercício de estimular o desenvolvimento humano, tal como Renata Cabrerisso, professora que foi assassinada por um motorista embriagado na rodovia e que voltava de um dia inteiro dedicado ao seu trabalho de educar, de criar chances de um futuro melhor para as crianças de Sorocaba. Chega desse papo de aranha de homenagear um misógino, homofóbico, que acredita que a mulher deve ganhar salário menor, pelo simples fato de ser mulher. Sou servidora pública e não falto no meu trabalho, honro a missão que assumi de servir dignamente aos munícipes, dentro das minhas funções, honro a memória da querida Renata, que não faltava no seu trabalho por saber a importância da educação como única chance de um futuro melhor. Homenagear “bolsonaro”???? Aquele que falta, falta e falta ao trabalho para o qual foi eleito???? E ainda dizem que querem acabar com a corrupção, com o mal feito, com a displicência. Vão trabalhar! !!! Vão de escola em escola, de creche em creche, de ubs em ubs para verem o que o povo precisa. Vão às construções da cidade para ver se estão em dia com suas obrigações fiscais e de segurança, vão aos faróis para verem crianças trabalhando para ajudar suas famílias a sobreviver, quando deveriam estar na segurança do lar ou na casa do saber, que é a escola!!! Vão trabalhar! !!! Homenagear “bolsonada” com o meu dinheiro, NÃO!!!!!!

  4. Boa tarde S.r. Thiago , em momento algum disse que anseio a volta do PT , não existe partido com a solução , por favor ,leia atentamente a resposta acima dada ao Sr. Moacyr . Sugiro que leia ” A revolução dos Bichos ” ai entenderá de forma lúdica como as coisas funcionam e que estamos muito longe de sermos apenas razoáveis.
    A corrupção constatada não escolheu partido , não foi apenas um que mamou na teta da viúva .

  5. O Vereador Luis Santos pode propor título de cidadão pra quem bem entender. Só ele não, qualquer Vereador. Como, na média, políticos, Brasil a fora “fazem” nada de útil pra população, a propositura em tela é “só mais uma inutilidade”. Agora o que nós, contribuintes, independente de nossas opções por esse ou por aquele político, por essa ou por aquela coloração partidária, deveríamos exigir (é exigir mesmo!) desses senhores, que são pagos por nós, é trabalho. Logo, Senhor Edil Luis Santos, vá trabalhar!

  6. É a própria falência da plitica atual é o descrédito que essa justiça medíocre está passando pra nação que é o que está fortalecendo o candidato Bolsonaro!

  7. ACORDA CIDADÃO,(DENIS)NINGUEM DISSE QUE BOLSANARO É A SOLUÇÃO.MAS DIANTE DOS FATOS É A UNICA OPÇÃO…..PARABENS AO PASTOR LUIS SANTOS PELA INICIATIVA …ESTAMOS JUNTOS

    • Se ele não é a solução , como pode ser a única opção ? Não podemos colocar qualquer um por falta de opção. Se não tiver remédio , vou tomar vacina vencida por falta de opção ?
      Neste sistema politico , presidencialismo de coalisão , com troca de favores e interesses pessoais ,quem manda é o congresso , o presidente do congresso coloca a pauta as votações conforme os interesses , o povo vota democraticamente , apenas isso , passadas as eleições o povo fica em segundo plano.
      Houve uma votação para aumento de salario para os vereadores aqui em Sorocaba que foi feita na calada da noite , em que toda a população estava dormindo literalmente
      Tenho 96 anos , sei muito bem como funcionam e já vi muita coisa , portanto não me venha pedir para acordar.
      Todavia a Vereadora Iara , também não fica fora deste oportunismo , que sempre que possível , alarde que o governo atual é golpista , esquecendo se que ambos comeram no mesmo cocho.

  8. Quem ele torturou? Agora a Dilma tem ficha na polícia e a Vereadora a defende, típico da esquerdopata

  9. “torturador, machista, arauto da violência e que discrimina as mulheres”. Entendo que alguém que representa a população tem que ter compromisso com a verdade. Se fala sem provas, essa pessoa merece nosso descrédito. Quem Bolsonaro torturou? As acusações atribuídas a Bolsonaro não passam pelo crivo da verdade.

    • Por favor , me inclua fora dessa … dizer que Bolsonaro é a solução !!!!!! , pare quer eu quero descer ….

      • Ok Denis. Devemos ser justos. Acredito que “apenas” 90% da cidade de Sorocaba está com Bolsonaro. Outros 10% (aos quais você se inclui) anseiam pela volta do PT ao poder, em especial do homem mais “honesto” da história da humanidade! Afinal, ainda há muito para se roubar. A corrupção na Petrobras, nas obras de infraestrutura e estádios para Copa do Mundo e Olimpíadas, transposição do Rio São Francisco, hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, etc, não devem ter saciado nem 5% do que o PT planejou surrupiar.

Comments are closed.