Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23) em Sorocaba

Foto: Emerson Ferraz/Secom

A Secretaria da Saúde de Sorocaba realiza, a partir desta segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza).

Neste ano, o calendário oficial da imunização está organizado em etapas para os grupos indicados como prioritários para receber as doses na rede pública, conforme orientação da Secretaria do Estado de Saúde.

A imunização será realizada em todas as 32 Unidades Básicas de Saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, no horário normal de funcionamento de cada UBS. Também está previsto que o sábado, dia 12 de maio, será o Dia de Mobilização Nacional, o “Dia D”, e terá todas as 32 UBSs funcionando das 8h às 17h para vacinar quem não puder comparecer durante a semana.

Quem é prioridade

O cronograma da vacinação segue até dia 1º de junho, quando oficialmente termina a campanha. Foram estipuladas três etapas a partir do dia 23 de abril. A partir dessa segunda os trabalhadores da saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais deverão procurar uma das 32 UBSs para se vacinar. Já a partir de 2 de maio, serão acrescidos aos grupos: crianças, gestantes e puérperas.

No dia 9 de maio, portadores de comorbidades (portadores de duas ou mais doenças em simultâneo), professores de escolas públicas e privadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade completarão os demais grupos que devem ser vacinados na cidade.

As doses e insumos são fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde. A população estimada a ser vacinada dos grupos é de 161.421 pessoas com meta de 90%.

Composição da vacina

A vacina da gripe disponível em Sorocaba e no Brasil todo contém proteção contra versão do H3N2, vírus que circulou com força no hemisfério norte em janeiro desse ano. A dose é composta por três cepas: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09, A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2) e B/Phuket/3073/2013.

Medidas de prevenção

• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
• Evite tocar a boca e o nariz.

• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.

• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.

• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.

• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.