UPH da Zona Leste fechará as portas, confirma prefeitura em vídeo divulgado

A Prefeitura de Sorocaba confirmou, em vídeo divulgado na noite desta quarta-feira (16), que a UPH (Unidade Pré-Hospitalar) da Zona Leste fechará as portas para atendimento. A informação da possibilidade de encerramento das atividades na unidade foi dada em primeira mão pelo Ipa Online no início desta semana.

O vídeo institucional foi produzido pela Secom (Secretaria de Comunicação e Eventos), pasta responsável por noticiar as ações do governo do prefeito José Crespo (DEM).

O fechamento

No primeiro minuto da gravação explica-se o porquê do fechamento, assim como é lembrado que o atendimento ocorre somente até o dia 14 de julho deste ano. “Nessa data, acaba o contrato da prefeitura com o BOS [Banco de Olhos de Sorocaba]. Pela lei de licitações, esse contrato não pode exceder 60 meses, que são exatamente os cinco anos de trabalho que o BOS está completando na unidade. Legalmente, não é possível prorrogar esse contrato mais”, narra Viviane Gonçalves, da Secom.

Munícipes devem procurar outras unidades

Após isto, é explicado que, apenas em julho, mesmo mês do encerramento das atividades da UPH, será definido como funcionará o atendimento ao munícipe. Todavia, é antecipada a ideia de os moradores procurarem outras unidades de saúde, como o PA de Brigadeiro Tobias. “Em princípio as pessoas que hoje são atendidas pela UPH Zona Leste terão atendimento em outras unidades de urgência e emergência da cidade, nas regiões vizinhas da Zona Leste, como o Pronto Atendimento de Brigadeiro Tobias, que funciona das 19 horas às 7 horas e durante o fim da semana atende 24 horas”, diz André J. Gomes, também da Secom.

Reestruturação da saúde pública

A gravação ainda explana que a ideia é fortalecer o atendimento nas 32 Unidades Básicas de Saúde. “Com a reestruturação, as UBSs vão contar com mais de 600 profissionais: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativo”.

As unidades de urgência e emergência ficarão somente para os casos que realmente precisem de atendimento imediato. Segundo Viviane, 70% de atendimentos realizados nestas unidades deveriam ser feitos nas UBSs.

BOS recebeu notícia com “perplexidade”

Uma carta da diretoria do Banco de Olhos de Sorocaba, atual responsável pela gestão da UPH (Unidade Pré-Hospitalar) da Zona Leste, direcionada aos colaboradores que atuam na unidade, vazou na internet. No texto, a direção afirma que recebeu com “surpresa e perplexidade” a notificação da Prefeitura de Sorocaba sobre o encerramento do convênio a partir de 14 de julho.

De acordo com o comunicado, dirigido aos colaboradores e população em geral, a diretoria participou de uma reunião na última segunda-feira (14), com a secretária de Saúde, Marina Elaine Pereira, além de outros secretários da prefeitura, que confirmaram e reafirmaram a decisão de encerrar o convênio.

5 Comentários

  1. Como funcionária da o PH da Zona Oeste gostaria de entender como conseguiremos atender além da demanda atual que está enorme com espera de 4 a 6 horas para o atendimento estando trabalhando com 5 médicos simultaneamente se ainda somarmos toda a demanda dá o PH zona leste que será fechada ainda com o o boato de retorno do atendimento de adultos nesta unidade da Zona Oeste. Estamos trabalhando com lotação máxima de crianças em nossa observação devido à época mais fria e seca onde mas crianças adoecem como sabemos e é previsível porém sem planejamento nada é feito previamente. Não adianta dizer quê nos transferir para o posto de saúde resolverá o problema da Saúde Pública e nós funcionários médicos estamos sem saber como ficará a situação dos Funcionários e dos pequenos pacientes quê são os que mais sofrem.

  2. Srs Procuradores : nada disso que se lê e ouve ultimamente nessa cidade chama a atenção dos Srs ? A declaração de que uma UPH será “substituida” por uma unidade que SÓ FUNCIONA À NOITE E FINAIS DE SEMANA não deve ser questionada ? Nenhum dos Srs vai verificar a capacitação técnica e humana dessa “substituta” para constatar a enorme inverdade (mais uma) por detrás das declarações do Paço ? UBSs, Srs , até dentro de sua descrição legal, horário de funcionamento e capacitação, JAMAIS terão a capacidade de substituir uma UPH. Quem realmente será beneficiado com a assinatura de novos contratos de “gestão compartilhada” ? Srs : por favor façam alguma coisa por nós !

  3. VOCE ACHA QUE O CRESPO NAO SABIA DE PRAZOS!?
    CLARO QUE SABIA!!! ELE DEIXOU ENCERRAR MESMO PRA PODER JUSTIFICAR A TERCEIRIZAÇÃO DEPOIS.
    BOM, VOCES VOTARAM NELE NÉ!? (VOCES!PORQUE EU NAO!) AGORA AGUENTEM…

    UMA PERGUNTA… A TERCEIRIZAÇAO VAI MELHORAR OU VAI CONTINUAR A MESMA COISA?
    POREM, CONCURSO PUBLICO PARA QUE TODOS TENHAM CHANCE DE TER UM EMPREGO MENOS INSTÁVEL… ESQUEÇA!

  4. Ahhh.dane-se essas leis……esse país que tem jeitinho para tudo. Quando tem um serviço que está sendo aprovado pelo povo, vem essa buRRocracia para tirar…queria ver se fosse algo para os ricos.

Comments are closed.