A Central de Regulação de Urgência – Samu Regional terá nova sede administrativa a partir desta quarta-feira (28) e durante esse dia, o serviço atenderá temporariamente pelo telefone 193 e após 24h, o número 192 estará disponível para receber ligações. A central ficará em um espaço que já está sendo preparado no prédio municipal que abriga a unidade do Corpo de Bombeiros no bairro do Éden.

A área tem 700 metros quadrados e é composta por cinco salas, mais refeitório e alojamento (para o Samu), além de outras estruturas de apoio. Ainda na mesma data o serviço (Samu-192) terá efetiva unificação com o Corpo de Bombeiros (193).

Atualmente, as centrais dos dois órgãos ficam no mesmo espaço físico, na rua Aparecida, mas possuem atendimentos separados. Com a unificação, os atendimentos serão mais rápidos e haverá redução dos chamados nos dois serviços. Isso ocorrerá porque as chamadas repetidas da mesma ocorrência serão identificadas mais facilmente, otimizando a regulação do caso e o envio do serviço adequado ao local do atendimento.

Grupamento aéreo do Grau

O Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau), que oferece serviços terrestres e aéreos, será inaugurado neste sábado (31) e segundo o Estado, chegará à cidade com 10 médicos e 11 enfermeiros, dando o suporte especializado principalmente aos casos de trauma e acidentes graves