A campanha de vacinação contra poliomielite e o sarampo teve início no sábado (4) nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O primeiro dia “D” aplicou, até às 16h, 6.578 doses contra poliomielite e 6.281 contra sarampo. O público-alvo da ação visa imunizar crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), a meta de cobertura vacinal maior ou igual a 95% deverá ser alcançada tanto na rotina, quanto nas campanhas. Em Sorocaba, há aproximadamente 33 mil crianças que estão contempladas a receber a imunização. O balanço oficial do primeiro dia de vacinação será divulgado na segunda-feira (6).

Na UBS Márcia Mendes o movimento foi intenso. A coordenadora da unidade, Ângela Campos, explicou que as carteiras de vacinação de todas crianças estavam sendo avaliadas para conferir eventuais faltas de outras doses fora da campanha. “Nossos profissionais avaliam a carteirinha para ver se não está incompleta. Apesar da campanha ser contra poliomielite e sarampo, acabamos aplicando outras vacinas às crianças”, comentou.

A auxiliar de educação, Mariana Gonçalves, trouxe a filha Ana Júlia de 1 ano e contou que a carteira vacinal da filha está sempre atualizada. “Sou uma mãe que zela muito pela saúde da minha filha. Sempre estou atualizando as doses e participando das campanhas vacinais”, contou Mariana.

A vacina contra o sarampo que será usada na campanha será a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, será administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas doenças no Brasil.

As ações de vacinação são fundamentais tanto nas ações de rotina como nas campanhas nacionais. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A campanha vai até o dia 31 de agosto e a vacinação durante os dias úteis da semana seguirá o horário de funcionamento de cada UBS que pode ser conferido no link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude. O próximo dia “D” será realizada no dia 18 de agosto.