Os atletas sorocabanos praticantes do desporto de rendimento não profissional interessados em receber apoio financeiro do município poderão se inscrever até 16 de fevereiro próximo no Programa Bolsa-Atleta, instituído pela Lei 8.175, de 31 de maio de 2007, de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB).

O Edital de Chamamento do Programa Bolsa-Atleta foi publicado pela Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer, na edição de quinta-feira (8), do Jornal Oficial do Município.

“O esporte de rendimento tem um custo, que muitas vezes o atleta não tem condições de bancar sozinho. Por isso, criamos o Programa Bolsa-Atleta, que oferece apoio financeiro para atletas não profissionais que praticam desporto de rendimento e têm boa colocação nas competições. É meio de incentivar o esporte, inclusive de forma vinculada à educação, pois, para pleitear a bolsa, entre outras exigências, o atleta precisa estar matriculado na escola regular, pública ou privada”, enfatiza Martinez.

O vereador alerta os atletas interessados para ficarem atentos à data-limite de inscrição (16 de fevereiro) e às exigências do edital.

Regras da Bolsa

Para pleitear a concessão da bolsa, o atleta deverá preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos: possuir idade mínima de 14 anos; residir em Sorocaba há no mínimo um ano; ser vinculado a entidade desportiva com sede em Sorocaba e estar em plena atividade; não receber nenhum tipo de patrocínio de pessoas jurídicas, públicas ou privadas; não receber salário de entidade desportiva; ter participado de competição esportiva em âmbito regional, estadual, nacional ou no exterior no ano imediatamente anterior àquele em que tiver sido pleiteada a bolsa; estar regularmente matriculado em escola pública ou privada ou ter completado o ensino médio para atletas entre 14 e 18 anos.

Ainda de acordo com o edital, a bolsa poderá ser concedida a atletas com idade mínima de 14 anos que tenham obtido uma das duas primeiras colocações nos Jogos Abertos da Juventude (fase estadual) e Jogos Abertos do Interior; que tenham obtido a primeira colocação nos Jogos Regionais; que tenham reconhecido destaque e sejam indicados por entidades desportivas com histórico na área e sede no município.

O valor da bolsa-atleta será definido por decreto, após o recebimento das inscrições e distribuído de acordo com os recursos orçamentários disponíveis. Os interessados devem comparecer na Secretaria de Esporte e Lazer, situada na Avenida Souza Pereira, 448, Centro, no horário das 8 às 17 horas para retirarem os formulários oficiais de inscrição.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here