Projeto da Linc oferece curso gratuito de formação de palhaços

Até a próxima quarta-feira (31), o projeto “Aclowndemia – Centro de Treinamento Cômico, Ginástica do Riso e estudos de Palhaçaria” receberá inscrição de pessoas com mais de 18 anos interessadas em participar gratuitamente do curso extensivo de formação de palhaços. Serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 20 delas disponíveis para qualquer interessado e 10 para convidados.

Viabilizado com recursos disponibilizados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do edital da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) em 2017, o projeto tem como intuito fomentar em Sorocaba a prática da palhaçaria enquanto vertente artística, a fim de qualificar novos e experientes profissionais nessa linguagem.

O curso gratuito ocorrerá de março a setembro deste ano, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, contando também com apresentações artísticas abertas ao público em determinados finais de semana.

Como será o curso

Dividido em quatro módulos, “Aclowndemia” vai oferecer aulas preparatórias, com professores/artistas de Sorocaba e região, nas áreas de voz, corpo, montagem de números, qualificação em produção cultural, entre outros, para que os participantes estejam aptos para atuar como palhaços em companhias artísticas ou então de forma autônoma.

No primeiro módulo, por exemplo, os alunos terão as seguintes aulas: “Palhaço em Foco”, com Bruna Walleska, para a sensibilização do palhaço clown; “O Corpo do Palhaço”, com Daniele Silva, com foco na expressão corporal, voltadas para experimentação corporal cênica e o exercício cômico; e “A Voz do Palhaço”, com Alexandre Leite, na qual os alunos vão aprender expressão vocal voltada para experimentação e conhecimento das capacidades vocais e seu emprego cênico.

O projeto ainda prevê rodas de discussão sobre a arte do palhaço, por meio da exibição de filmes e realização de seminários, com a participação de artistas experientes na área da palhaçaria.

Processo seletivo

Os interessados vão participar de um processo seletivo. Para a inscrição, o candidato deve solicitar a ficha de inscrição e enviá-la juntamente com um breve currículo e uma carta de intenção que deve conter os motivos pelo qual ele se interessou pelo curso e qual seu objetivo com o mesmo. Esse material deve ser enviado para o e-mail aclowndemia@gmail.com até o dia 31 de janeiro.

Os candidatos inscritos serão avaliados por uma comissão formada pelos coordenadores do projeto e professores dos módulos. Serão três etapas: habilitação dos candidatos, avaliação e seleção dos candidatos e resultado final.

Os candidatos serão avaliados nessa ordem de importância de acordo com os seguintes critérios: carta de interesse, disponibilidade, ser morador de Sorocaba e currículo. Mais informações e inscrições pelo site www.aclowndemia.com.br.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here