Mutirão de Castração de cães e gatos abrirá inscrições na Zona Norte

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará a partir deste mês de julho o Mutirão de Castração de cães e gatos em bairros da Zona Norte da cidade. O primeiro local a ser contemplado será o Parque São Bento. As inscrições são gratuitas e começam nesta segunda-feira (23).

“O nosso objetivo é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos”, afirma o secretário da Sema, Jessé Loures. O mutirão será realizado até fevereiro de 2019. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 202.628 mil cães e gatos.

​A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

​Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde.

O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.
​​
​Como se inscrever

Os moradores do Parque São Bento interessados em castrar seus animais de estimação devem fazer a inscrição a partir de segunda-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na E.E. “Zélia Dulce de Campos Maia”, localizada na rua Alcino Oliveira Rosa, 339, no Parque São Bento.

Para realizar a inscrição o tutor deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atual. O prazo se encerra na quarta-feira (25). As vagas são limitadas.


Cuidados para castrar os animais

As cirurgias de castração deste mês ocorrerão nos dias 28 e 29 de julho na E.E. “Zélia Dulce de Campos Maia”. ​Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.​

​Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

​Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elizabetano.

​Mais informações pelo telefone (15) 3202.8006, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.