Munícipe filma amarelinhos estacionados em cima de faixa e questiona atitude

Um munícipe de Sorocaba filmou agentes da Urbes estacionados em cima de uma faixa de recuo na rua Visconde do Rio Branco, paralela à avenida General Carneiro, Zona Oeste de Sorocaba, e jogou as imagens nas redes sociais. O vídeo foi postado nesta quarta-feira (7).

Na gravação, Jefferson Motta reclama da atitude dos amarelinhos, afirmando que eles estão errados. Os agentes retrucam e começam a filmar a cena também, alegando para que o munícipe consulte o Código de Trânsito Brasileiro.

Aos fundos, ainda é possível ver um caminhão manobrando para conseguir entrar na rua.

Segundo o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, inciso VII: “os veículos destinados a operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente”.

Nota da Urbes

“A Prefeitura de Sorocaba, através da Urbes – Trânsito e Transportes, destaca que os veículos de fiscalização e operação de trânsito seguem as regras estabelecidas pela Lei Federal n. 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro – CTB) e, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada.

Os agentes de trânsito no momento do vídeo prestavam serviços na localidade, buscando promover maior fluidez e segurança viária.

Vale salientar que os agentes de trânsito são orientados para que, sempre que possível, evitem estacionar em locais que possam causar maiores transtornos.”

Veja o post original

 

 

3 Comentários

  1. prerrogativas dos veículos de emergência: são quatro os veículos de emergência: polícia, bombeiro, ambulância e trânsito, identificados pelo dispositivo luminoso (chamado “giroflex”), na cor vermelha intermitente, e alarme sonoro (sirene). Tais veículos, além da prioridade de passagem, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, o que significa que podem transitar livremente em qualquer condição ou local que a regra seja a proibição; por exemplo, podem avançar o sinal vermelho do semáforo, exceder o limite de velocidade ou estacionarem sobre o passeio, exclusivamente quando estiverem com os sinais acionados e em situação de urgência (“entende-se por prestação de serviço de urgência os deslocamentos realizados pelos veículos de emergência, em circunstâncias que necessitem de brevidade para o atendimento, sem a qual haverá grande prejuízo à incolumidade pública” – artigo 1º, § 2º da Resolução do CONTRAN n. 268/08);

  2. Código de Trânsito Brasileiro
    Capítulo III – DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA
    Art. 29
    O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
    .
    .
    .
    VII – os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

    • Totalmente equivocada nota da URBES, somente em urgência com sinais de iluminação, ou seja, serviços de rotina não e urgência.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.