O DEDA QUESTÃO

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, participou da posse da diretoria da Federação das Mulheres Chinesas do Brasil, domingo passado, no restaurante China Garden, em São Paulo. Lilian estava acompanhada do empresário chinês, Qiu Haipeng, que é o 1° Embaixador Municipal Voluntário de Sorocaba.

Durante o discurso, a primeira-dama agradeceu a parceria que o país mantém com a cidade de Sorocaba e falou sobre a importância desta relação, colocando-se à disposição para trocas culturais. A presidente Wang Xuexia assumiu o seu quinto mandato, com o pedido de continuidade na promoção do papel da diplomacia flexível a fim da cooperação da comunidade chinesa.

Escrevi na semana passada – e já havia escrito outras vezes – do quanto exageradamente a primeira-dama têm se destacado nos eventos oficiais.

Mas, diante de uma fala do prefeito aos seus secretários, de que no começo de 2019 (que está logo ali) ele pretende definir o candidato do grupo na eleição de 2020, essa exposição da primeira-dama não é exagerada se ela tiver a intenção de vir a ser a candidata.

Se o prefeito Pannunzio tivesse investido na exposição do seu candidato a prefeito em 2016 (o então secretário João Leandro) com essa antecedência, certamente ele teria tido um desempenho acima do que teve.

Só isso explica tamanha exposição da primeira-dama. E justifica. Discurso articulado ela tem. E, quando não está de cara amarrada, até carisma.