A eleição para definir a Mesa Diretora do Conselho Municipal dos Direitos LGBT, que é composta por Presidente, Vice-Presidente e Secretário(a), para dirgir o mandato do biênio (2018-2020), foi realizada, na tarde da última terça-feira (17). A secretária Suélei Gonçalves, da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), que é responsável pela administração e apoio a todos conselhos municipais, esteve presente no evento que ocorreu no Salão de Vidro do Paço Municipal, assim como membros do conselho e sociedade civil.

Antes do momento de votação, a secretária se pronunciou e, em seu discurso, estimulou a união dos membros do Conselho e o respeito mútuo, afirmando ser indispensável o esforço em conjunto para a elaboração de políticas públicas sólidas voltadas ao segmento e colocando-se novamente à disposição para o que for necessário.

Foram eleitas por votação democrática para o cargo de presidente, Luciana Leme dos Santos e, para o cargo de vice-presidente, Vivian Machado.

O cargo de secretário(a) foi indicado pela presidente eleita, conforme previsto na lei de criação do Conselho (Lei Municipal nº 11.663/2018), e será ocupado por Pâmela Mussi Valdez.

O Conselho LGBT foi uma das primeiras iniciativas, em 2017, da administração do prefeito José Crespo, que não só propôs à Câmara a criação do órgão, como também não mediu esforços para que fosse bem acolhido e aprovado na Casa de Leis. Isso elevou o município de Sorocaba ao status de uma das poucas cidades que contam com um conselho municipal voltado exclusivamente ao público LGBT.

A proposta do Conselho LGBT é a de fortalecer a participação social e, para além disso, ser um órgão de articulação entre o Poder Público e a sociedade civil, estimulando a formulação e proposição de diretrizes de atuação governamental voltadas para o combate à discriminação e para a promoção e a defesa de direitos do segmento.

A cerimônia de posse dos integrantes do Conselho, bem como a data da primeira reunião, ainda estão em definição e deverão ser divulgadas nos próximos dias.