O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) não tem vagas no setor de Neonatologia. Um documento encaminhando para vários órgãos da saúde de Sorocaba informou que atualmente 21 vagas nos leitos de recém-nascidos (RNs) de UTI estão preenchidas, sendo que a capacidade é para 18 leitos. O texto informa ainda que foi necessário improvisar outras 14 vagas para pacientes com cuidados intermediários.

Por conta dessa situação, a unidade de saúde alerta para que não seja encaminhada nenhuma paciente, principalmente, gestantes de alto risco, para o hospital.

O CHS informa que está sem espaço físico, equipamentos, e profissionais, médicos e enfermeiros, para atender a demanda. E que não há previsão de liberação de vagas.

Em resposta ao Ipa Online, a Secretaria de Saúde informou que “é referência para atendimento de gestação de alto risco. Eventualmente, quando necessário, é protocolo comunicar aos órgãos de resgate, que está com sobrecarga.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é garantir que os pacientes sejam direcionados para outras unidades de referência que tenham condições de receber os casos.

A nota diz ainda que os pacientes da região de Sorocaba não estão desassistidos. Há outros 16 leitos de UTI na Santa Casa de Itu, também na região. A Santa Casa de Sorocaba também dispõe de leitos de UTI Neo. O CHS conta com centro obstétrico específico para atendimento às gestantes.”

Santa Casa de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), informa que possui leitos de UTI Neonatal contratualizados com a Santa Casa e com o Hospital Santa Lucinda para oferecer assistência às gestantes da cidade. Porém, essas gestantes dessastidas pelo CHS dependem de uma solução da Secretaria do Estado, pois é uma responsabilidade estadual.

Na Santa Casa são 6 leitos de UTI Neo Natal e 3 leitos de UCI (cuidados intermediários). No Santa Lucinda existem 10 leitos de UTI Neo Natal, dos quais 4 são destinados ao SUS. Conforme a necessidade, mais leitos acabam sendo disponíveis para a utilização de pacientes sus dependentes.