A Urbes – Trânsito e Transportes informa que as garagens das empresas concessionárias Consor e STU foram abastecidas, entre domingo (27) e a madrugada desta segunda-feira (28), com 90 mil litros de óleo diesel, o que garantirá a circulação da frota do Transporte Coletivo de Sorocaba até terça-feira (29).

No momento, técnicos da Urbes e das empresas estão reunidos para avaliar qual a melhor estratégia para economizar combustível e garantir o serviço até quarta-feira (30), véspera de feriado de Corpus Christi.

O abastecimento da frota foi possível graças ao trabalho de força-tarefa do Gabinete de Crise, que foi instalado pelo prefeito José Crespo, na noite de sábado (26), com o objetivo de definir estratégias para garantir a continuidade dos serviços públicos municipais, em razão da mobilização nacional dos caminhoneiros.

Para isso, um caminhão foi escoltado neste domingo por viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, que integram o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, e conseguiu abastecer combustível em São Paulo em duas viagens. Esse trabalho será feito, conforme determinação do prefeito, até que a situação se regularize em todo o país.

A preocupação da Urbes é economizar o combustível, em razão das dificuldades de abastecimento nas distribuidoras. Na segunda e última viagem feita a São Paulo (SP), o caminhão demorou em torno de seis horas para conseguir o óleo diesel e retornar a Sorocaba. Além disso, a demanda de usuários do Transporte Coletivo registrada na manhã desta segunda-feira foi inferior a dias normais.

A frota operacional de ônibus possui atualmente 371 veículos, que consomem, em média, em um dia normal de operação, 40 mil litros. As empresas não recebiam combustível desde a última terça-feira (22). A frequência de abastecimento nas garagens em situação normal ocorre em dias alternados.

Os usuários do transporte público devem continuar atentos aos canais oficiais de comunicação do município www.urbes.com.br e agencia.sorocaba.sp.gov.br e às páginas da Urbes e da Prefeitura de Sorocaba na rede social Facebook. Um novo comunicado será emitido nesta segunda-feira a respeito do assunto.

O Sistema de Transporte Coletivo possui 107 linhas de ônibus que percorrem a cidade de norte a sul e de leste a oeste. Circulam diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo.