Por Rubens Maximiano

As principais ruas e avenidas de Sorocaba são vigiadas, em tempo integral, por 65 câmeras. O Centro de Controle Operacional de trânsito de Sorocaba, localizado na Rua Chile, no Bairro da Barcelona, é o local onde os agentes da URBES observam as imagens a acionam providências, quando necessário. O local possui um painel de visualização das câmeras de monitoramento da cidade, formado por 12 displays de cristal líquido. As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos de Sorocaba e funcionam por fibra ótica.

O Centro de Controle Operacional de trânsito parece um grande estúdio de televisão. São vários monitores empilhados, formando uma verdadeira “parede” de imagens. Os operadores podem alterar o formato dos displays para dezenas de pequenas telas ou reunir todas numa única imagem, como fosse um cinema.

Em vez de plateia, um grupo de agentes de trânsito vai percorrendo as telas com o mouse dos seus computadores, aproximando ou afastando as imagens em busca de algum fato suspeito.

No local, os agentes de trânsito também comandam a central operacional de semáforos, alterando os tempos de semáforos se houver a necessidade de mudança para a melhora do fluxo de trânsito. Eles também são responsáveis por enviar viaturas para atender as ocorrências e, quando necessário, entram em contato com as equipes que estão nas ruas, ou outro órgão, como a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros, fornecendo detalhes e apoio nas ocorrências de trânsito para que o problema seja solucionado o quanto antes.

Outro serviço no CCO é o atendimento telefônico via 118, disponibilizado pela Urbes 24 horas por dia, durante toda a semana. Ao entrar em contato pelo telefone, o munícipe é direcionado ao setor que deseja: Trânsito ou Transporte.