Brasileiros fazem sexo três vezes por semana, aponta pesquisa

Foto: Image Source / Folhapress

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psiquiatria (IPq), do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da USP, revelou que os homens têm relação sexual três vezes por semana, enquanto as mulheres duas vezes.

A pesquisa Mosaico 2.0, coordenada pela psiquiatra Carmita Abdo, do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do IPq, ouviu 3 mil participantes com idade entre 18 e 70 anos, divididos em cinco faixas etárias.

Em questão percentual, para 95,3% dos entrevistados o sexo é importante ou muito importante para harmonia do casal; desses, 96,2% eram homens e 94,5%, mulheres.

Questionados sobre o número de relações sexuais que desejariam ter semanalmente, os homens apontaram que 8 vezes seria o suficiente, já as mulheres revelaram que três vezes seria o ideal.

Foram entrevistadas pessoas de sete regiões metropolitanas: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Porto Alegre e Distrito Federal.

Arte: jornal.usp.br

Proteção contra DST’s

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são um fator considerado preocupante para os jovens entre 18 e 25 anos. Além dos adolescentes estão os idosos com mais de 60 anos. Somente 10% desse grupo disse se proteger durante a relação sexual.

No Brasil, o Ministério da Saúde não tem dados computados sobre o assunto, porque a notificação não é obrigatória. Somente a AIDS que tem registro epidemiológico estimado, e teve o número de casos aumentado em 103% entre os anos de 2000 e 2010.

Segundo profissionais da faculdade de Medicina da USP, é recomendado que as campanhas fossem direcionadas de incentivo ao uso do preservativo, segmentadas por faixa etária e grupo específico de pessoas.

Por falta de formação, os profissionais não estão preparados para lidar com as angústias dos pacientes e dos alunos que chegam ao consultório e à sala de aula, respectivamente.

Fonte: Jornal da Usp

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here