Por Raphael Mattos

O Crossfit caiu no gosto do sorocabano já faz algum tempo. A cidade possui algumas academias especializadas na modalidade, mas você sabe de surgiu esse método de treinamento?

O método foi desenvolvido em meados dos anos 2000 pelo ex-ginasta Greg Glassman.
Greg começou cedo no esporte, ainda criança. Para ajudar a superar os efeitos causados por uma poliomielite, aderiu à prática da ginástica. Com pouco tempo se tornou um ginasta competitivo.

Como todo jovem motivado, Greg queria evoluir, ser mais forte, então, em meio a essa busca, ele percebeu que se adotasse o uso de halteres e uma barra, ele poderia ser mais forte que os atletas que só usavam o peso do corpo para se exercitar. Como também era ciclista, sabia que possuía outra vantagem: por mais que um de seus adversários pudesse superá-lo em uma dessas atividades, definitivamente seria o melhor quando considerado o desempenho total nas três modalidades (bicicleta, levantamento de peso e ginástica).

A busca de Greg por saúde e capacidade física acima da média formam os dois aspectos fundamentais para se entender a metodologia do Crossfit.

O início

No início, a busca por exercícios que o ajudassem a recuperar sua força fez com que Greg passasse por diversas academias diferentes. Motivado pela insatisfação com os exercícios que eram praticados nestas academias, começou a desenvolver séries de exercícios que seriam, mais tarde, os princípios do Crossfit.

Seu objetivo com o Crossfit sempre foi estimular os movimentos simples e funcionais, afinal, com o sedentarismo típico da vida moderna, acabamos deixando de lado movimentos básicos como agachar, pular e correr. E esses exercícios, aparentemente banais, são muito importantes para o desenvolvimento e a manutenção das nossas capacidades físicas.

Com essa mentalidade, Glassman começou a trabalhar como personal trainer, abriu uma academia e tempos depois foi contratado para treinar o departamento de polícia da cidade. Com o aumento da procura pelo seu trabalho, deixou de dar aulas particulares e passou a dar aulas em grupo, foi quando percebeu que as aulas coletivas eram o caminho pois otimizavam seu tempo sem afetar a qualidade do treino e o número de praticantes cresceu drasticamente. Foi assim que nasceu a comunidade Crossfit, que é formalmente instituída no ano 2000.

Uma metodologia de Fitness

Desde o início, a estratégia do Crossfit é focar no desenvolvimento das habilidades físicas gerais, a partir de um treino dinâmico e funcional. Com uma definição de Fitness elaborada a partir de evidências científicas, o Crossfit promove o conceito de saúde total, com treinos que desenvolvem todas as aptidões básicas do corpo e preparam os alunos para realizar qualquer tipo de atividade física, por meio de exercícios que permitem um uso equilibrado das energias do corpo.

Segundo Glassman, a angústia do atleta que pedalava, levantava peso e fazia ginástica para poder ter o condicionamento físico mais completo possível é finalmente resolvida com esse esporte, que promove uma preparação completa, a partir da incorporação de movimentos de diferentes esportes e com diferentes níveis de intensidade e velocidade.

Work Out of the Day

Os exercícios de alta intensidade e curta duração do WOD cumprem o papel de forçar o indivíduo a desempenhar o seu melhor, como se estivesse em uma competição de verdade. E isto, além de treinar o físico, prepara o emocional.

Como um ex-atleta competitivo, Greg Glassman sabe como é importante parecer forte diante dos juízes ao ver seus pontos serem subtraídos, após uma rotina intensa de exercícios. Com o WOD, os atletas podem experimentar esses mesmos sentimentos.

A consolidação do Crossfit

Este esporte é reconhecidamente um fenômeno do mundo fitness e tem despertado a curiosidade e interesse de investidores e atletas, tanto por sua metodologia eficaz de exercício, quanto por seu modelo de negócio.

E o sucesso não é à toa: com uma metodologia cientificamente verificável, o Crossfit promove resultados claros e mensuráveis a seus atletas. E não interessa se você quer apenas voltar a se exercitar ou treinar para uma competição: o Crossfit é para todos!